Viação Iapó investe em ônibus Volvo com novas tecnologias de segurança


Cresce no Brasil o interesse de transportadores rodoviários de passageiros pela nova geração de tecnologias de segurança ativa da Volvo, líder mundial nessa área. A paranaense Viação Iapó é mais uma a investir em veículos com dispositivos que ajudam a evitar acidentes. São três ônibus Volvo: dois B420R 6x2 e um B450R 8x2, equipados com a última geração do Sistema de Segurança Ativa (SSA) da marca.   

 “Somos vanguarda em segurança e temos a melhor oferta nas mais modernas tecnologias”, declara Paulo Arabian, diretor comercial de ônibus da Volvo no Brasil. “Esta é a primeira vez que investimos em dispositivos tão avançados, que nos ajudarão a melhorar ainda mais nossa operação. Nosso negócio é transportar pessoas, em viagens com conforto e segurança”, explica Marcelo Jorge Fadel, diretor-presidente da Viação Iapó. 

 Encarroçados pela Comil, os novos ônibus da Viação Iapó serão utilizados nas viagens de turismo e fretamento. Eles têm muitos recursos. A começar pelo “Aviso de colisão frontal com frenagem de emergência”, tecnologia dotada de um radar e uma câmera para monitorar veículos e obstáculos à frente. O motorista recebe aviso sonoro e visual caso a distância esteja diminuindo. Se não reduzir a velocidade, o dispositivo faz uma pré-frenagem total automática de emergência, em caso de acidente iminente. 




 Os modelos possuem também o “Aviso de Mudança de Faixa”, dispositivo acionado automaticamente quando o ônibus passa sobre as faixas da pista sem ligar as setas. Além de emitir sinais sonoro e visual no display do painel, o sistema faz vibrar o assento do motorista. 

 Outros recursos são o “Sinal de Alerta no Para-brisa” (uma barra vermelha de luzes de Led projetada no para-brisa avisa o condutor de eventual risco de impacto com outro veículo); “Piloto Automático Adaptativo” (mantém distanciamento previamente definido pelo motorista em relação ao veículo à frente, mantendo distância segura); e “Assento Vibratório” (alerta o condutor em caso de mudança de faixa sem acionar o pisca-pisca). 

Vanguarda 

 “A Volvo está na vanguarda quando se trata de segurança veicular”, afirma Thiago Vieira, gerente regional de vendas da Volvo do Brasil. “O SSA é uma solução inovadora que ajuda as empresas a aumentar a segurança e dá mais tranquilidade aos motoristas e passageiros”, complementa Gilcarlo Prosdócimo, gerente de engenharia de vendas.  

 “Nossos motoristas serão treinados pela fábrica para operar os ônibus com as novas tecnologias. O objetivo é trazer mais conforto e segurança para os passageiros, melhorar a qualificação dos condutores de nossos veículos e contribuir para a segurança dos usuários das estradas”, diz o diretor-presidente da Viação Iapó. 

Líder no interior 

 Maior empresa de transporte do interior do Paraná e uma das maiores do Estado no segmento de fretamento contínuo, a Viação Iapó possui 250 veículos. Deste total, 10% rodam em viagens de turismo, 20% em operações regulares metropolitanas e 70% no transporte de funcionários. Na área de turismo, seus ônibus operam nos principais destinos turísticos brasileiros e também atuam no transporte internacional, em especial para o Chile, Peru, Argentina e Bolívia.  

 Sediada em Ponta Grossa e com filiais em Arapoti, Castro e Carambeí, a Viação Iapó está completando 37 anos. Adquirida pela família Fadel em 1983, a empresa cresceu e ganhou espaço no mercado diversificando suas operações, buscando novos negócios nas cidades, passando, entre outras atividades, a fazer o transporte de funcionários de grandes e médias empresas. 


Postagem Anterior Próxima Postagem