Contra a falta de motoristas, Estados Unidos começa a importar caminhoneiros da África do Sul


Até 2023, os Estados Unidos vão precisar de 100 mil motoristas 

 Não é de hoje que já é de conhecimento que os Estados Unidos estão necessitando de motoristas caminhoneiros, e mesmo com certas atitudes como um aumento salarial, não tem conseguido suprir a demanda, desta forma transportadoras americanas de médio e grande porte estão contratando motoristas de outros países, principalmente da África do Sul.  

 A Procura está sendo tão grande, que Jose Gomez-Urquiza, diretor executivo da Visa Solutions, uma agência de imigração com foco no setor de transporte comenta: “Estamos vivendo a pior escassez de motoristas que vimos na história recente, de longe” 

 Como resultado, a demanda por serviços Visa Solutions para a indústria de caminhões mais do que dobrou desde antes da pandemia, e “isso é 100% por causa da falta de motoristas", complementa. 

 Já Rob Peacock, cofundador da Experienced Associates professional driver programme, (Programa que capacita motoristas para atuar no estrangeiro) reforça a procura: "Nossos clientes lá [nos Estados Unidos] estão espantados com o fato de que temos grandes transportadoras aqui na África do Sul recuando, enquanto nos Estados Unidos eles estão desesperados, fazendo assim a procura por motoristas sul africanos ser bem mais disputada”. 


Publicidade3

 Por outro lado, trazer mais trabalhadores estrangeiros enfrenta uma série de obstáculos, incluindo limites de visto e regras de imigração complicadas, mas os defensores do transporte veem uma abertura agora para superar alguns desses obstáculos depois que a administração Biden criou uma força-tarefa para resolver os problemas da cadeia de abastecimento que impedem a recuperação econômica. 

 Em julho, o secretário de transporte Pete Buttigieg, o secretário do Trabalho Marty Walsh e Meera Joshi, vice-administradora da Federal Motor Carrier Safety Administration, realizaram uma mesa redonda com a indústria de caminhões para discutir os esforços para melhorar a retenção de motoristas e reduzir a rotatividade. 

 Entre as medidas que a indústria está buscando é reduzir a idade mínima de 21 para 18 para motoristas interestaduais e adicionar o transporte rodoviário à lista de indústrias que podem contornar alguns dos processos de certificação de imigração do Departamento do Trabalho. 

 Isso seria uma bênção para Andre LeBlanc, vice-presidente de operações do Petroleum Marketing Group, que supervisiona o fornecimento de combustível para cerca de 1.300 postos de gasolina, principalmente no Nordeste. Alguns desses depósitos tiveram escassez por até 12 horas porque "simplesmente não podemos reabastecê-los porque não temos os motoristas qualificados", disse ele, estimando que o grupo precisa de cerca de mais 40 para operar em plena capacidade. Enquanto isso, dos 24 motoristas que LeBlanc tentou contratar por meio de um programa federal de imigração, apenas três passaram por todas as etapas do processo de verificação. 

 “Neste momento temos 21 motoristas qualificados, que podem vir a este país da maneira certa e estão prontos para vir aqui resolver este problema”, afirmou. "Parece que não conseguimos obter uma resposta sobre o que precisamos fazer para seguir em frente." 
Postagem Anterior Próxima Postagem