Ipiranga abre inscrições para curso de formação de operadoras em Fortaleza

Programa Operação Mulher visa fortalecer a mão de obra feminina para ampliar participação no mercado de trabalho local

 A Ipiranga inicia as inscrições para o programa Operação Mulher -- Fortaleza, que contará com apoio pedagógico do SENAI Ceará. Serão 20 vagas para qualificação gratuita de operadoras em aulas 100% presenciais, na sede local da instituição. O programa conta com ajuda de custo para as alunas.
 
O curso visa a formação de mulheres como operadoras de produção e prevê como conteúdo: Capacitação em operações logísticas de combustíveis e afins; NR 20 - intermediário em segurança e saúde no trabalho com inflamáveis e combustíveis; Formação de brigada de incêndio, e NR 35 - trabalho em altura. As interessadas devem se inscrever pelo link, até 28 de agosto. As candidatas pré-selecionadas serão convocadas para uma etapa de entrevista presencial. O objetivo é formar mulheres para ingressar no setor e serem absorvidas no quadro de funcionários Ipiranga, mediante disponibilidade.



 
O resultado e o período de matrículas acontecem no início do próximo mês e a previsão para o começo das aulas é 12 de setembro. O programa terá duração de 224 horas e as aulas serão realizadas pela manhã e à tarde, na unidade do SENAI no endereço Rua Padre Ibiapina nº 1280, bairro Jacarecanga, em Fortaleza.
 
Estamos muito entusiasmados com mais um curso de formação operadoras de mulheres. Nosso propósito é estar cada vez mais conectados com as atuações estratégicas e o fortalecimento de nossa política de diversidade e inclusão junto às comunidades próximas, estimulando a presença feminina no setor, comenta Luciana Domagala, vice-presidente de Pessoas e Sustentabilidade da Ipiranga.
 
 Para Sebastião Furquim, vice-presidente de Operações da companhia, a iniciativa fortalece o compromisso da Ipiranga com desenvolvimento das comunidades locais. “Ações como o Operação Mulher reforçam o compromisso da Ipiranga com o desenvolvimento local, promovendo o impacto social positivo nas regiões em que atua. Nossa expectativa é de que as participantes estejam preparadas para ingressar no mercado de trabalho, contribuindo para o crescimento econômico dessas cidades e possibilitando novas oportunidades de carreira”.
 
 Essa é a segunda iniciativa do Operação Mulher. A primeira, em Paulínia, começou em 4 de julho, em uma turma com 20 alunas, e segue em andamento.



 
Educação & Inclusão
 
 A Ipiranga é uma empresa comprometida com as agendas de diversidade e inclusão, além de promover a qualificação profissional. São ações voltadas para causar um impacto social positivo nas comunidades do entorno das operações.
 
 A Ipiranga aderiu aos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs). Estabelecidos pelo Pacto Global da ONU e pela ONU Mulheres. Dessa forma, a empresa assumiu o compromisso com a agenda de igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres no local de trabalho, mercado e comunidade - nos níveis mais altos da empresa - além de trabalhar de forma colaborativa em redes multissetoriais para promover práticas de negócios que empoderem a mulher.
 
 Reforçando esse compromisso, a Ipiranga realiza um programa chamado Women Speed, que reúne capacitação, mentoria, networking e um plano de desenvolvimento para esse público na organização. Das 30 mulheres que participaram da primeira turma em 2021, 10 já foram promovidas a cargos de liderança.
 
 Também foi realizado o programa Mulheres em Campo, que busca impulsionar a contratação do público feminino em funções na área comercial e nas bases de distribuição. Ainda existem grupos de afinidade, específicos para debates e troca de conhecimento entre as colaboradoras.

Postagem Anterior Próxima Postagem