CMPC é a primeira empresa do país a utilizar conjunto 7 eixos movido a gás natural

Modelo R410 6x2 a GNV da Scania. Divulgação Reiter Log

Viagem inaugural levou carga de celulose da unidade de Guaíba (RS) para a cidade de Limeira, situada no interior de São Paulo


 A CMPC tornou-se pioneira no Brasil ao realizar o transporte de produtos em veículo a gás natural (GNV). A primeira viagem nacional feita por um caminhão de 7 eixos movido por esse combustível ocorreu neste mês de setembro e levou uma carga de celulose da unidade de Guaíba (RS) até um dos clientes da companhia, localizado na cidade de Limeira, no interior paulista. Com capacidade para carregamento de até 39 toneladas, a novidade proporciona uma opção mais sustentável para atender as rotas que a CMPC opera no país.




VEJA MAIS: 


 Em comparação a veículos similares movidos à combustão (óleo diesel), o caminhão utilizado apresenta uma redução de 17% na emissão de CO2 e diminuição de 95% na geração de material particulado (proveniente da queima do combustível). A companhia já estuda implementar mais veículos com essa característica e expandir a frota futuramente. A CMPC possui em seu propósito a sustentabilidade como pilar, buscando sempre a melhoria contínua de seus processos e os tornando cada vez mais alinhados com as melhores e mais modernas práticas ambientais aplicadas por empresas no mundo todo.

Transporte de longa distancia como esse, mostra o potencial do gás nos caminhões. Dilvugação CMPC

 
 “Este é um momento importante para a CMPC. Sempre mantemos o olhar atento para iniciativas que reduzam nossa pegada de carbono. Muito nos orgulha sermos a primeira empresa no país a realizar uma viagem com gás natural nesse tipo de veículo, o que reforça nosso compromisso com as melhores práticas de ESG”, afirma Mauricio Harger, diretor-geral da CMPC. “Ações como essa se conectam cada vez mais com o que estamos desenvolvendo no BioCMPC, o maior projeto de sustentabilidade da história do RS com mais de 30 iniciativas ligadas diretamente ao tema”, completa Harger.
 
Sobre a CMPC 

 A CMPC Brasil tem sua unidade industrial localizada em Guaíba, no Rio Grande do Sul, faz parte do grupo chileno CMPC e produz, por ano, cerca de 2 milhões de toneladas de celulose -- matéria-prima biodegradável utilizada na fabricação de produtos de higiene pessoal (tissue), de embalagens e de vários outros itens presentes no cotidiano das pessoas. Maior indústria do estado, conforme o índice VPG (Valor Ponderado de Grandeza), a companhia é responsável pela criação de 45 mil empregos diretos, indiretos e induzidos na economia gaúcha, com 6,6 mil profissionais atuando em suas operações industriais, florestais e portuárias. Presente no Brasil desde 2009, a empresa é uma representante da bioeconomia e tem suas operações baseadas no conceito da economia circular, transformando 100% resíduos sólidos do processo industrial em 13 novos produtos, desde matéria-prima para produção de cimento e painéis de madeira até corretivo de pH do solo e fertilizantes orgânicos. O grupo CMPC completou 100 anos de atuação no mundo em 2020 e conta atualmente com mais de 20 mil colaboradores em 48 unidades industriais de oito países da América Latina.

Postagem Anterior Próxima Postagem