Comgás adota caminhão com motor GNV em suas operações

Alternativa reduz a emissão de gases do efeito estufa e é mais econômica que os motores convencionais

 A Comgás, maior distribuidora de gás natural encanado do Brasil, mudou a motorização de um caminhão de sua frota que era movido a diesel e agora conta com motor 100% a gás natural veicular (GNV). A substituição do dispositivo foi realizada pela Tupy MWM e o veículo será utilizado na cidade de São Paulo em operações e serviços da distribuidora.

 A troca do motor de diesel para GNV reduz de 20% a 25% a emissão dos gases do efeito estufa, o CO² (dióxido de carbono). A geração de poluentes locais e material particulado pode chegar a uma redução significativa acima de 90%. Além disso, o gás natural veicular praticamente elimina a “fumaça preta” expelida pelos motores convencionais dos caminhões.



 Além de ser mais sustentável para o meio ambiente, o motor a GNV oferece uma redução significativa do custo operacional na comparação com o motor a diesel. “O gás oferece muitos benefícios, como: 10 a 15% de redução do custo por quilômetro rodado em relação ao diesel; fácil manutenção, pois 85% dos componentes são similares aos usados nos motores convencionais; abastecimento rápido; e ruído 20% menor do que a motorização a diesel”, fala Guilherme Santana Freitas, head de GNV da Comgás.

 A solução da substituição do motor a Diesel por um motor 100% a gás vem atender uma demanda do mercado que ainda não tinha solução para caminhões de médio porte. O veículo foi entregue com motor novo, mantendo mesma potência e torque, todo sistema de gás instalado e documentação regularizada para o GNV.

Cilindros de gás do caminhão. Divulgação Comgás

 Visando impulsionar o uso do gás em caminhões e ônibus, a Comgás realiza estudos logísticos com indústrias, transportadoras e viações, para viabilizar rotas, retorno financeiro e proporcionar operações sustentáveis, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa pela substituição do diesel. “O uso do GNV em caminhões é uma excelente alternativa para reduzir emissões, pois tem infraestrutura de abastecimento e ainda pode gerar economia no custo do km rodado”, ressalta Guilherme Santana Freitas.



 De acordo com o presidente & CEO da MWM, José Eduardo Luzzi, “buscamos continuamente ofertar aos parceiros soluções completas e conectadas à descarbonização nos segmentos rural e urbano. A parceria com a Comgás é um grande orgulho para a Tupy MWM e um importante marco. Essa alternativa tem múltiplos benefícios, pois além da redução da emissão de CO2, garante aos clientes alta qualidade e produtividade aos seus negócios nos mais variados segmentos em que atuam. Estamos certos do sucesso desta parceria e do seu impacto positivo para o segmento de transportes no Brasil.”

Sobre a Comgás

 A Comgás possui mais de 20 mil quilômetros de rede de distribuição de gás natural encanado em 94 municípios, abastecendo os segmentos industrial, comercial, residencial e automotivo, além de viabilizar projetos de cogeração e disponibilizar gás para usinas de termogeração. Com fornecimento ininterrupto e atendimento 24h, a companhia atende mais de 2,3 milhões de clientes em sua área de concessão no Estado de São Paulo: a Região Metropolitana de São Paulo, a Região Administrativa de Campinas, a Baixada Santista e o Vale do Paraíba.

Sobre a Tupy MWM

 A MWM, recém adquirida pela Tupy - multinacional brasileira dedicada ao desenvolvimento e fabricação de componentes estruturais para bens de capital, é fabricante de motores, geradores de energia e torres de iluminação. Há mais de 6 décadas no Brasil, atende aos mais variados segmentos e exporta para mais de 45 países em todo o mundo. A Empresa oferece soluções completas em descarbonização para o campo e para a cidade, possui um extenso portfólio de peças de reposição e é referência em operações de contratos de manufatura. Seus clientes contam com uma renomada e capacitada rede de distribuição e serviços com mais de 1.250 pontos no Brasil e no mundo.


Postagem Anterior Próxima Postagem