Marcopolo Rail fornece trens para o Chile

Unidade de negócios da Marcopolo assinou contrato para o fornecimento de três composições de dois carros, modelo Prosper, ao mercado chileno e abre oportunidades para tecnologia brasileira no exterior

 A Marcopolo Rail amplia sua atuação no mercado internacional, com o fornecimento de três composições de dois carros para a Empresa de los Ferrocarriles del Estado - EFE Trenes de Chile, empresa pública responsável pela gestão da rede ferroviária do país. A unidade de negócios da Marcopolo, especializada no desenvolvimento e produção de veículos ferroviários, assinou o contrato para o fornecimento neste mês de dezembro.

Os veículos serão bidirecionais, com cabines de operação em cada extremidade. As composições terão capacidade para transportar 223 passageiros, sendo 80 sentados e 143 em pé. Os modelos vão contar com climatização, espaço destinado para pessoas com mobilidade reduzida, além de um sanitário adaptado, destaca Petras Amaral Santos, gerente executivo da Marcopolo Rail.



VEJA MAIS:


 O contrato com a EFE inclui o fornecimento de material rodante, peças de reposição e manutenção. Serão três unidades Diesel Multiple Units, DMUs, com dois carros cada uma do modelo Prosper, com portas em ambas as laterais, poltronas com apoio de braço, portas USB e mesa dobrável no encosto. Para maior conforto térmico, os trens terão sistema de ar-condicionado independente para cada carro. A produção está prevista para iniciar no primeiro semestre de 2023, no Complexo Industrial de Ana Rech, em Caxias do Sul (RS), em um pavilhão específico para a produção dos veículos ferroviários e vai atender todas as exigências de processos fabris.

 Os trens produzidos deverão operar na linha Talca-Constitución, um circuito interurbano de transporte de passageiros de média distância, com 88 quilômetros de extensão e 11 estações. O sistema faz parte do programa Trenes de Chile e passou recentemente por melhorias em sua infraestrutura. Atualmente, o ramal conecta as zonas rurais do vale central e da zona costeira, na região do Maule. “Nossa chegada ao Chile coloca o Brasil como um player importante no cenário metroferroviário internacional, considerando o potencial estratégico de produção, bem como a capilaridade da Marcopolo para atendimento ao continente. O fornecimento dos trens ao Chile fortalecerá nossa atuação e favorecerá a entrada em outros mercados da América Latina, com possibilidade de expansão da mobilidade sobre trilhos”, afirma Santos.

Avanço da mobilidade metroferroviária

 A Marcopolo Rail atua para identificar oportunidades para o avanço da mobilidade metroferroviária, em linha com as atuais demandas globais, e trabalha para promover deslocamentos de alta capacidade com velocidade, eficiência e conforto.

Em 2020, a Marcopolo Rail lançou o Prosper VLT, seu primeiro veículo leve sobre trilhos (VLT), para operação em uma rota turística da Giordani Turismo, em Bento Gonçalves (RS). A Marcopolo Rail também fornecerá os people movers para o consórcio AeroGru, formado pelas empresas Aerom, HTB, FBS e TSEA. O consórcio é responsável pelo projeto de transporte de passageiros da linha 13-Jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) aos terminais 1, 2 e 3 de passageiros do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.


Postagem Anterior Próxima Postagem