Líderes da Mercedes-Benz Trucks visitam operação de caminhão autônomo da marca na fábrica da Ypê

Karin Rådström, CEO da Mercedes-Benz Trucks, e Prof. Uwe Baake, chefe de Desenvolvimento de Produto, conheceram a operação do Atego autônomo em áreas controladas, que interliga as linhas de produção com o Centro de Distribuição 4.0 da fabricante de produtos de higiene e limpeza

 Na última edição da Fenatran, em novembro passado, Karin Rådström, membro do Conselho Administrativo da Daimler Truck AG, responsável pelas regiões Europa e América Latina e pela marca Mercedes-Benz Trucks, e o Prof. Uwe Baake, chefe de Desenvolvimento de Produto da Mercedes-Benz Trucks, acompanharam o lançamento do Mercedes-Benz Atego 1730, primeiro caminhão com direção autônoma que atua em operação controlada e que foi especialmente adaptado para um negócio exclusivo do Brasil.

 Na terça-feira, 31 de janeiro, os executivos da matriz da Companhia retornaram ao Brasil para reuniões de negócios na região da América Latina e também para conhecerem a operação desse inovador veículo, em testes, na planta industrial da Ypê, empresa 100% brasileira que atua no segmento de higiene e limpeza, localizada na cidade de Amparo (SP). Nesta moderna planta da Ypê, o Atego autônomo interliga as linhas de produção com o Centro de Distribuição 4.0, um dos mais tecnológicos do Hemisfério Sul.



 Juntamente com Karin Rådström e o Prof. Uwe Baake, participaram da visita à Ypê: Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina; Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil; Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil; Dr. Daniel Spinelli, diretor de Desenvolvimento Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil e Luis Carlos Costa, gerente de Desenvolvimento de Produto – CTT da Mercedes-Benz do Brasil.

Parceria com a startup Lume Robotics

 O inovador cavalo mecânico Atego 1730 com direção autônoma para ambientes controlados é fruto de uma parceria da Mercedes-Benz do Brasil com a startup Lume Robotics, responsável pela tecnologia de automação agregada ao veículo. Por meio de um processo de customização e parametrização, o modelo em questão foi especificamente configurado para uma demanda exclusiva da Ypê em sua fábrica de Amparo.

Nossa Empresa é uma das fabricantes de veículos que mais interagem com startups no País e essa iniciativa nos traz novas e ótimas experiências, além de muito conhecimento junto com a Lume Robotics, que é referência em automação no Brasil. Temos pensado fora da caixa, olhando para além dos portões da nossa fábrica e unido expertises com outros especialistas. Este é o caso do caminhão autônomo em parceria com a Lume Robotics, uma tecnologia sem precedentes em nosso País”, destaca Achim Puchert. “Ou seja, juntamos nossa expertise em caminhões com a da Lume Robotics em mobilidade autônoma e com a Ypê, que tem um dos centros de distribuição mais modernos do Brasil. Nosso foco é entregar o melhor produto de tecnologia mais recente para o nosso cliente, seja qual for sua necessidade e especificidade”.

Caminhão autônomo impulsiona um novo modelo de negócio no País

 “Além de desenvolver uma avançada solução tecnológica para novas demandas dos clientes e novas tendências do mercado, a Mercedes-Benz vai mais longe, chegando a um novo modelo de negócio no Brasil”, afirma Roberto Leoncini. “Passamos a oferecer também uma consultoria especializada no ecossistema de veículos autônomos em ambientes controlados, com entrega de soluções customizadas aos clientes. Ou seja, mais do que a venda técnica de produtos, oferecemos uma venda consultiva para os clientes. O grande diferencial é que cada operação com caminhão autônomo tem suas características e necessidades específicas. Nossas equipes fazem levantamentos caso a caso, propondo as soluções de automação mais assertivas e indicadas”.



 No caso das quatro unidades vendidas para a Ypê, o caminhão autônomo Atego (modelo escolhido pelo cliente) se movimenta em áreas confinadas e controladas, a baixa velocidade e com alta precisão nas manobras. “Devido à atuação de diversos sensores e câmeras, o sistema da Lume Robotics reconhece todos os obstáculos que foram mapeados, incluindo pedestres. Com inteligência artificial, o caminhão memoriza todas as características do local onde atua”, diz Roberto Leoncini. “É importante ressaltar que o motorista segue presente na logística da operação, acompanhando o processo e podendo até realizar outras tarefas”.

 O executivo informa que a Ypê aprovou essa ideia e foi a primeira a adquirir o Atego autônomo, que está preprado para operar, durante 24 horas por dia, para carregamento e descarregamento automáticos no interior da fábrica de Amparo, transferindo produtos entre as linhas de produção e o centro de distribuição, que também são interligados por um sistema de automação industrial. “A Mercedes-Benz vendeu até agora quatro caminhões Atego 1730 autônomos para a Ypê. Dessa forma, nossa solução com a Lume Robotics otimiza a produtividade da operação de transporte e logística interna da Ypê, assegurando eficiência, precisão e segurança”.

Ypê é a primeira empresa brasileira a adotar o veículo autônomo na sua logística interna

 “A Ypê é uma empresa que sempre foi inovadora e este projeto confirma nossa visão de futuro. A aquisição do Atego autônomo vem ao encontro da nossa estratégia, que alia crescimento à tecnologia para o nosso novo Centro de Distribuição 4.0, em Amparo (SP). Nosso CD foi transformado em um dos mais modernos e tecnológicos do Brasil e de toda a América Latina, com o objetivo de evoluirmos ainda mais na qualidade do serviço prestado aos nossos clientes. Ao nos tornarmos a primeira empresa brasileira a adotar o veículo autônomo na sua logística interna, reforçamos o nosso compromisso com a inovação dos processos, o que trará ganhos ainda mais significativos de produtividade no transporte de cargas entre as unidades produtivas e o CD de maneira ágil e precisa”, afirma Jorge Eduardo Beira, vice-presidente de Operações da Ypê. 

 Com veículos autoguiados com sensores, robôs que montam os paletes, sistemas de comando de voz, transelevadores novos, rápidos, produtivos e inteligentes, a companhia reforça o compromisso com a inovação, eficiência e otimização de processos, com o objetivo de seguir evoluindo a qualidade do serviço prestado aos clientes.

 Operando 24 horas por dia, os veículos autoguiados fazem a função de movimentação das cargas dentro do CD, levando os paletes de forma segura e eficiente para seus respectivos destinos.

 Outra importante etapa do processo que também conta com inovação é o recebimento, realizado por meio de esteira automática, que faz o descarregamento dos caminhões das unidades produtivas de maneira totalmente automática e muito mais veloz, podendo descarregar um veículo cheio em menos de 5 minutos.

Mercedes-Benz segue desenvolvendo veículos com direção autônoma para ambientes controlados no Brasil

 Roberto Leoncini diz que a parceria com a Lume Robotics reafirma a crença da Mercedes-Benz na expansão de veículos autônomos no Brasil. “Nossa expectativa é de sucesso do Atego 1730 com a Lume Robotics na fábrica da Ypê, repetindo o êxito da nossa parceria com a Grunner, startup que utiliza o nosso Axor como base de sua máquina inteligente de direção autônoma na colheita da cana-de-açúcar”.



 Com base nessas iniciativas bem-sucedidas, o executivo aponta mais possibilidades para caminhões autônomos no País em diversas atividades, seja em operações confinadas em indústrias e galpões logísticos ou em severas aplicações fora de estrada. “Como, por exemplo, na mineração e em grandes obras de infraestrutura, em locais de condições extremas onde a operação autônoma do caminhão pode proporcionar mais segurança para os motoristas nas situações de risco. Neste caso, a máquina pode ajudar o homem, sendo um assistente confiável, eficiente, produtivo e seguro”, diz Roberto Leoncini.

Estratégia Autônoma da Daimler Truck: implantação hub a hub nos EUA

 A Daimler Truck segue uma estratégia dupla quando se trata de direção autônoma. Por meio de sua subsidiária independente Torc Robotics, a Daimler Truck está conduzindo o desenvolvimento de caminhões autônomos SAE Nível 4 nos Estados Unidos. A solução desenvolvida a partir desta parceria é especializada e projetada para lidar com o tráfego entre centros de distribuição em rodovias --- este caso de uso hub a hub está estabelecendo a referência de segurança, confiabilidade e custo por milha. Ao mesmo tempo, a Daimler Truck está trabalhando com a Waymo. O objetivo: combinar a tecnologia de direção autônoma da Waymo com o Freightliner Cascadia, que deverá estar disponível nos EUA nos próximos anos.


Postagem Anterior Próxima Postagem