J&T Express investe em otimização da experiência de entrega

Com o intuito de atrair negócios e fidelizar clientes, transportadora aposta na combinação entre tecnologia, processos e pessoas

 Atenta ao aumento do nível de exigência dos consumidores quando o assunto é a satisfação de suas demandas e expectativas, a J&T Express, empresa global de serviços logísticos integrados, tem apostado continuamente em ações voltadas para o aprimoramento da experiência do cliente, em especial no que se refere à entrega de mercadorias.



 De acordo com Marcos Pires, Gerente Nacional de Operações e Rede da companhia no Brasil, uma das prioridades da transportadora tem sido o investimento em inovação tecnológica, a fim de garantir processos cada vez mais automatizados e eficientes.

Acreditamos que empresas como a J&T, que se utilizam das mais avançadas tecnologias disponíveis no mercado -- seja para o rastreamento, processamento ou gerenciamento das entregas -- tem conseguido se destacar. Afinal, esses recursos contribuem para assegurar tanto a pontualidade quanto a transparência no processo de entrega, permitindo que o cliente receba a encomenda dentro do prazo estabelecido”, ressalta o executivo.

 Conforme aponta um estudo recente, realizado entre os meses de dezembro de 2021 e fevereiro de 2022 pela plataforma de softwares sob demanda Salesforce, 88% dos clientes acreditam que a experiência que uma empresa fornece é tão importante quanto seus produtos ou serviços. A porcentagem, calculada a partir de entrevistas com cerca de 17 mil consumidores de 27 países, é oito pontos superior à registrada pela mesma pesquisa em 2020.

 No Brasil, um cenário semelhante foi identificado pelo estudo “E-commerce Trends 2023”, produzido pela plataforma de pesquisas de mercado Opinion Box e pela startup Octadesk. O relatório revelou que os fatores mais relevantes para a tomada de decisão do consumidor brasileiro estão diretamente ligados à sua experiência de compra, sendo o prazo de entrega o terceiro aspecto mais citado pelos entrevistados (55%), atrás apenas da oferta de frete grátis (79%) e de preços promocionais (70%).



 Ainda segundo Marcos Pires, “o valor do frete e a velocidade na entrega das encomendas são, de fato, diferenciais competitivos importantes, capazes de conduzir a transportadora a uma posição de destaque no mercado e, assim, fazer frente aos seus concorrentes”. No entanto, só isso já não é suficiente para conquistar e reter clientes, aponta o executivo. “É preciso apostar em toda uma cadeia de operações logísticas que, uma vez integradas, serão capazes de impactar positivamente a experiência do consumidor final”, completa.

 Entre as ferramentas que a J&T Express dispõe para esse fim, estão: sistemas de GPS integrados aos veículos operacionais, possibilitando o monitoramento em tempo real da localização da encomenda, bem como um cálculo estimado do horário de chegada do pedido ao cliente; dispositivos móveis, como tablets e smartphones, equipados para fornecer atualizações instantâneas do status da entrega e estabelecer um canal de comunicação direta com o destinatário; softwares de gestão integrada do transporte, capazes de otimizar rotas, controlar o estoque e monitorar os indicadores de desempenho da equipe de entregadores; além de recursos de inteligência artificial (IA) e machine learning, desenvolvidos para estipular uma previsão de demanda e, assim, colaborar tanto para a elaboração de um planejamento de entrega mais eficiente quanto para a otimização da coleta de dados e da produção de análises de desempenho.

 De acordo com o Gerente de Operações e Rede da J&T Express, a empresa também tem investido em recursos de inteligência em segurança, combinando tecnologia, processos e pessoas, a fim de evitar problemas com os pedidos e, assim, garantir a satisfação do cliente: “Implementamos um Centro de Controle Operacional (CCO), criado para assegurar a qualidade e a eficiência no procedimento de entrega. Além disso, oferecemos soluções customizadas, como precificação por município e atendimentos diretos; contamos também com auditoria de processos e segurança; dispomos de uma central de monitoramento em tempo real; possuímos veículos próprios com sistema de roteirização ativo; e ainda operamos no sistema Last Mile, com diferencial para pedidos múltiplos”.



 “Graças a essas medidas, também conseguimos oferecer um melhor atendimento ao cliente, com canais de comunicação eficientes e um serviço de pós-venda aprimorado. Tudo isso contribui para que nossos serviços sejam mais bem avaliados e, assim, nos tornemos reconhecidos como uma transportadora confiável, capaz de atrair mais negócios e fidelizar um maior número de consumidores”, complementa Pires.

 Atualmente, a J&T Express conta com um amplo alcance de operação no Brasil, atuando a nível nacional e oferecendo cobertura a 100% dos CEPs do país. Ao todo, a transportadora já conecta mais de 2 milhões de brasileiros em 5.570 municípios, que se somam aos mais de 2,5 bilhões de pessoas alcançadas globalmente pelos serviços da companhia, presente em outros 12 países.

 Com 14 sedes regionais espalhadas pelo território nacional, a empresa dispõe de uma rede logística sólida e capilarizada, apoiada por uma frota de cerca de 3,2 mil veículos operacionais, somando recursos próprios e de parceiros locais, além de serviço aéreo terceirizado.

 "Estamos implementando um dos mais avançados equipamentos de triagem inteligente, bem como máquinas de cubagem, scanners e esteiras telescópicas, que garantem mais agilidade no recebimento e na expedição de encomendas. Graças a esse sistema Fast Pass, reduziremos de maneira significativa os processos de remanuseio de mercadorias durante as transferências entre nossos sorting centers, mantendo uma capacidade de processamento diário significativa de pedidos”, finaliza o executivo.


Postagem Anterior Próxima Postagem