Volvo trabalha em versão do FH com câmeras no lugar dos retrovisores

Modelo flagrado em testes. Registro da placa mostra que o modelo é do setor de tecnologia da montadora. 

Novidade deve chegar ao mercado europeu ainda neste ano de 2023


 A Volvo Trucks deve apresentar ainda neste ano de 2023, uma nova versão do seu pesado FH que passa a contar como opcional, câmeras nos lugar dos tradicionais retrovisores. Tal informação, que não é confirmada oficialmente pela montadora, ganhou mais força com o flagra de uma "mula de testes" que foi feito pela motorista Mari Och Sabrina Västtorp.




VEJA MAIS:


 No flagra, é possível ver uma unidade do FH 6x2/4 que conta com o sistema, além de uma segunda câmera na lateral da cabine próximo a aerofólio, porém, essa deve ser algum outro teste e não deve vir para a versão final do conceito. Outro detalhe interessante é notar, que o modelo conta com o espelho de "meio fio" convencional, o que pode nos levar a pensar que a Volvo pode ofertar pacotes diferentes do sistema, que pode ter o espelho de meio fio normal ou um por câmera, assim como faz a DAF com a serie XD, XF e XG.

Desenho 3D da câmera registrado no EUIPO. Divulgação: EUIPO | Volvo Trucks


 Em uma rápida pesquisa ao European Union Intellectual Property Office (EUIPO) a Volvo Trucks já havia registrado uma patente do sistema de câmeras como retrovisores em 2016. Outro ponto interessante é que em 2021 a Volvo apresentou junto a Randon, Hyva e Contintal o Efficiency Concept Truck, que além da cabine maior, uma XXL mas teto baixo, e uma frente diferente mais aerodinâmica, já apresentava a câmera no lugar dos retrovisores. Com isso, pode crer que a o conceito no Brasil pode ter ajudado ao desenvolvimento.

Interior do Efficiency Concept Truck com o sistema de câmera no lugar dos retrovisores. Divulgação Volvo

 Caso a Volvo de fato apresente o novo modelo ainda este ano, ela vai se juntar as grandes que já oferta, sendo elas a Mercedes-Benz, sendo a primeira, MAN, DAF e Scania. Já a Iveco deve apresentar também um sistema semelhante também nesse ano. Vale ressaltar que a como a Renault Trucks é da Volvo, então os caminhões da Renault podem herdar a tecnologia da Volvo.

Postagem Anterior Próxima Postagem