Esse vídeo não mostra um Volvo FH autônomo. Entenda o caso

Vídeo tem viralizado nas redes sociais

 A Zaqueu Transportes, uma das gigantes do transporte rodoviário de cargas, e que também é conhecida pela sua coleção de caminhões, que inclui o primeiro Scania 770S V8 do Brasil, publicou em sua conta oficial no Instagram, um vídeo no qual mostra um modelo FH, da Volvo dirigindo “sem ninguém” ao volante, o que pode levar a muitos a crer que se trata de um modelo 100% autônomo, mas na verdade se trata do sistema Dynamic Steering ou Direção Dinâmica Volvo.



VEJA MAIS:


Confira o vídeo abaixo:

 Em suma, o sistema se trata da combinação da direção hidráulica convencional com um motor elétrico instalado na caixa de direção, mas além dessa combinação, o sistema processa informações de vários sensores no qual consegue fazer até 2.000 mil correções por segundo, auxiliando o motorista e deixando a direção mais segura.

 Com esse sistema avançado, a Volvo, em 2018 apresentou um sistema de controle remoto para a sua linha de pesados, que funciona de forma simples. Basta acionar o sistema, pegar o controle, e começar a controlar a distância, o que é exatamente o que acontece no vídeo. Mas como temos certeza disso?

Confira um vídeo do sistema em pleno funcionamento (Vídeo em inglês)

 Primeiramente, temos que falar dos autônomos. A Volvo vem sim trabalhando em soluções autônomas, entre elas temos no Brasil o VM para o setor canavieiro e lá fora temos o conceito VERA, 100% autônomo e elétrico e no qual nem mesmo tem uma cabine para o motorista. O FH autônomo também já foi empregado em uma operação de mineração na Dinamarca, entretanto para o Brasil, a montadora não faz menções sobre o uso da tecnologia. Além disso, costumeiramente, caminhões autônomos, trazem no seu interior diversos computadores e telas adicionais e no exterior diversos sensores como radares, e nesse caso o vídeo não mostra nada disso. 



 Por fim e não menos importante, em dois momentos do vídeo, dá para ver o operador com o controle remoto na mão, o mesmo que é ofertado pela Volvo, e por se tratar de um dos modelos da coleção da Zaqueu, que geralmente são completos, não é nada estranho imaginar que esse FH venha com esse sistema de controle remoto, já que o sistema de Direção  Dinâmica Volvo é ofertado pela montadora no Brasil e com isso, o sistema de controle remoto também é ofertado.

No vídeo, é possível ver o operador com o controle remoto do modelo. 

Os pesados autônomos

  A automação de caminhões, ônibus e até mesmo carros, já acontece no Brasil, em sua grande maioria e fases de testes ou a clientes com aplicabilidade bem restrita, como é no caso do Volvo VM para o setor canavieiro e por mais que esse assunto sempre causa certa polêmica, o pior é passar a desinformação do que a informação correta, criando temores e falsos conceitos sobre a automação e qual a sua real aplicação nos dias de hoje.


Postagem Anterior Próxima Postagem