Placas Mercorsul podem voltar a ter nome da cidade e estado de registro do veículo

O Projeto de Lei é do Deputado Luciano Alves (PSD/PR)

 A Placa Mercosul, no qual a ideia é unificar as placas de veículos dos países que compõe o Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) ganha mais um capitulo em sua longa e polemica novela, já que a PL 2406/2023 pretende que as mesma conste o nome da cidade e estado de registro do veículo, assim como era nos modelos antigos.




 Na visão do Deputado, em texto em sua PL, a placa só trouxe insegurança "pois ninguém sabe de onde vêm os veículos que rondam as vizinhanças". Ainda no texto, o Deputado menciona: "quem não deseja saber ao menos a Cidade ou o Estado do carro que circula de forma estranha perto da escola onde seus filhos estudam? E mais: quem não quer saber do veículo que atropelou alguém perto da sua casa e não foi possível memorizar a placa? Evidentemente, o nome da cidade é muito mais simples de memorizar e pode ser elemento crucial para elucidação de muitos episódios tristes ou dramáticos".

 Em um todo, é valido lembrar que no inicio, as placas Mercosul vinha com o estado e cidade mas que foram retirados devido a pressão popular para que se fossem retiradas tais informações. Caso a PL seja aprovada, uma nova versão da placa ficará na obrigatoriedade em novas transferências de veículos, criando novos empecilhos e burocracia aos donos de veículos.

O texto e todo teor da PL pode ser vista aqui: PL 2406/2023

Postagem Anterior Próxima Postagem