California estipula prazo para proibição de venda de caminhões a diesel até 2036

Mesmo montadoras como a Volvo que tem uma linha pesada elétrica, plano pode ser prejudicial. Divulgação: Volvo


Para o presidente da American Trucking Associations, o prazo é IRREAL

 O Estado da califórnia nos EUA, que vem sendo um dos estados "mais limpos" dos EUA, anunciou na última sexta-feira (dia 28) a aprovação do regulamento "Frotas Limpas Avançadas" para eliminar gradualmente as vendas de caminhões a diesel médios e pesados a partir de 2036 e exigir que todos os caminhões tenham emissões zero até 2042. O objetivo é reduzir a poluição, proteger a saúde pública e acelerar a transição para veículos limpos.




VEJA MAIS:


 Para a Federação Europeia de Transporte e Meio Ambiente, esta decisão da Califórnia ameaça deixar a indústria de caminhões da Europa para trás, seus regulamentos de veículos são frequentemente adotados por outros estados que respondem por 35% do mercado dos EUA. Para a Federal, o domínio global dos fabricantes europeus de caminhões estará ameaçado, mesmo que a UE estabeleça padrões de CO2 igualmente ambiciosos para caminhões.

 Fedor Unterlohner, gerente de carga da Federação Europeia de Transporte e Meio Ambiente, comenta : “Esta é a lei de poluição por caminhões mais ambiciosa do mundo. Isso desafiará diretamente a liderança industrial da UE. Os fabricantes de caminhões europeus estão em uma corrida global para liderar em veículos de emissão zero , mas os fracos padrões da UE podem deixá-los para trás. A UE precisa de uma meta de 100% em 2035 e mais ambição em 2030 se sua indústria de caminhões quiser permanecer na corrida."

 Os veículos pesados ​​desempenham um papel descomunal nas emissões de CO2 do transporte e seriam o quarto maior emissor do mundo se fossem um país. Na Europa, o Parlamento da UE e os governos estão debatendo uma proposta de meta de redução de CO2 de 45% para novos caminhões em 2030 e uma meta de 90% em 2040.

 Para a Federação, a proposta de 2030 fica aquém dos planos das próprias montadoras e deve ser aumentada para 65%. O projeto de regra da UE 2040 praticamente garantiria que os caminhões a diesel ainda estariam nas estradas em 2050 , quando a UE pretende ser neutra em termos climáticos.




 No mesmo dia em que o regulamento foi aprovado, a American Trucking Associations (ATA) emitiu uma declaração chamando o regulamento de irrealista e expressando preocupação com o impacto econômico e financeiro que terá na manutenção e sustentabilidade dos caminhões durante esta transição.

Para o presidente e CEO da ATA, Chris Spear, "a Califórnia está estabelecendo metas irrealistas e prazos inatingíveis que, sem dúvida, levarão a preços mais altos para bens e serviços entregues no estado e a menos opções para os consumidores. Como fica claro que a retórica da Califórnia não combina com a tecnologia , esperamos que o Conselho recue e permita às empresas de transporte rodoviário a liberdade de escolher as tecnologias limpas que melhor se adequa às suas operações.”

 A associação continua a "dizer 'sim' ao avanço de tecnologias mais limpas , mas metas alcançáveis ​​e cronogramas realistas são importantes".

Reportagem de Diario de Transporte com tradução e adaptação de Midia Truck Brasil

Postagem Anterior Próxima Postagem