Parceria entre a FPT industrial e Reefilla recupera até 50% das baterias de veículos elétricos

 A FPT Industrial , fornecedora multinacional líder de soluções de acionamento de baixo impacto ambiental, incluindo baterias para veículos comerciais leves elétricos, ônibus e microônibus, e Reefilla , uma startup inovadora com sede em Turim que oferece o primeiro serviço de carregamento móvel preditivo, lançaram um projeto piloto destinado a dando uma segunda vida às baterias dos veículos comerciais elétricos, em particular o modelo eBS37 instalado no IVECO eDAILY e microônibus .



VEJA MAIS:

 A FPT Industrial e a Reefilla uniram forças em um processo de ciclo completo para reutilizar baterias de veículos elétricos após o término de sua vida útil. A solução proposta também garante total sustentabilidade e conformidade com os novos regulamentos europeus. 

 Fabricadas pela FPT Industrial em sua fábrica ePowertrain em Turim , onde também são fabricados eixos elétricos para veículos comerciais leves e pesados, microônibus e carros de alto desempenho, algumas das baterias eBS37 serão entregues à Reefilla quando não forem mais adequadas para alimentar tração elétrica. A startup vai recuperar os módulos das baterias e mais de 50% de seus componentes internos. Os componentes serão então instalados nos bancos de energia móveis Fillee da Reefilla, para uso na recarga dos veículos elétricos de seus clientes . Utilizando peças das baterias eBS37 de alto desempenho, a Reefilla conta com o aumento significativo da capacidade de carga de seus powerbanks Fillee. 

 Instalada em Turim em abril de 2021 como parte da incubadora de startups I3P e promovida pelo Motor Valley Accelerator, a Reefilla desenvolveu um ecossistema de produtos e serviços de recarga para mobilidade elétrica. Atualmente tem operações em Torino e Milão , onde oferece serviços preditivos de carregamento móvel para frotas comerciais e usuários particulares . Os powerbanks Fillee, equipados com peças de bateria reutilizadas, são entregues aos veículos dos clientes por uma frota de vans elétricas, oferecendo assim uma recarga de energia verde por meio de centros de recarga fotovoltaica. Isso significa que os veículos dos clientes estão sempre totalmente carregados, onde quer que estejam e antes que eles peçam.

 A FPT Industrial está lançando o projeto piloto após apenas seis meses, criando um círculo completo, ciclo de vida responsável que gerencia as baterias desde a produção até a reutilização e contribui ativamente para a cadeia de fornecimento neutra em carbono da mobilidade elétrica . A parceria com a Reefilla é um exemplo perfeito da abordagem inovadora adotada pela FPT Industrial para resolver o problema das baterias de tração elétrica em fim de vida. A FPT realmente vê a “segunda vida útil” dessas baterias como uma oportunidade de extrair mais valor delas e uma chance de fazer a melhor contribuição possível para a economia circular . 



 O Serviço de Atendimento ao Cliente da FPT Industrial atua há algum tempo de acordo com a abordagem 5R – Reparar, Remanufaturar, Reutilizar, Recuperar e Reciclar –, disponibilizando aos clientes uma metodologia de gestão de produtos e uma série de serviços que garantem a sustentabilidade ambiental e financeira durante todo o ciclo de vida do produto. o produto e todos os seus componentes.

 Como uma marca que tem no sangue a sustentabilidade de projetos, processos e produtos , a FPT Industrial desenvolveu este projeto piloto com a Reefilla a partir de uma abordagem consolidada de Open Innovation que cria valor por meio de parcerias com startups de alta tecnologia. Essa estratégia ágil e bem-sucedida permite que a FPT Industrial acelere sua jornada de inovação tecnológica em um caminho sustentável , alinhando-se a novos negócios inovadores dentro de seu ecossistema industrial.

 “Além de suas importantes consequências em termos de uma segunda vida útil para as baterias e sustentabilidade para todo o processo ”, diz Andrea Cugnini , chefe da linha de negócios ePowertrain da FPT Industrial, “ este projeto piloto com a Reefilla demonstra que multinacionais e startups não apenas podem, mas, de fato, devem trabalhar juntos para trocar ideias e implementar soluções inovadoras.”

 “Inovar significa imaginar o futuro em termos de novos paradigmas; estamos muito satisfeitos por ter encontrado a mesma ambição e objetivos em um grande player como a FPT industrial”, disse Marco Bevilacqua , co-fundador e CEO da Reefilla. “ Trazer a excelência industrial italiana para uma startup não foi nada simples, mas foi muito acelerado por uma equipe dedicada à mudança e com a imaginação para realizá-la - os mesmos valores nos quais a Reefilla é fundada.”

 Após a conclusão positiva do projeto-piloto, as duas empresas pretendem prosseguir com negociações técnicas e comerciais mais amplas, a fim de reforçar ainda mais as sinergias entre suas respectivas áreas de negócios.


Postagem Anterior Próxima Postagem