Scania lança novo painel 100% digital para seus caminhões

Lançamento do sistema Smart Dash já havia sido anunciado no início do ano

 A Scania revela hoje, dia 07 de setembro, o seu novo painel 100% digital para os seus caminhões, esse que é batizado de Smart Dash (painel inteligente em uma tradução direta) e traz algumas novidades.

 Com o objetivo de aumentar a interatividade entre homem e máquina e oferecer uma experiência aprimorada na direção, o Smart Dash vai trazer para o motorista dados e informações mais recentes do seu caminhão. 



VEJA MAIS:


Além da excelente visão geral e das infinitas oportunidades para individualizar o posto do motorista, nosso Smart Dash também é a alavanca para aumentar a comunicação e a digitalização dentro e ao redor do caminhão, afirma Stefan Dorski, vice-presidente sênior e chefe da Scania Trucks 

 Os camiões Scania podem agora ser estreitamente integrados com tudo, desde o sistema de gestão de frota até ao ambiente de condução real e com um conjunto de serviços baseados na nuvem para melhorar a segurança, o tempo de atividade e a produtividade.


 O Scania Smart Dash representa o mais recente avanço em soluções de interface homem-máquina para postos de motorista em caminhões pesados. O motorista escolhe quais informações exibir ou omitir e toda a configuração é feita para ser intuitiva e fácil de usar, com uma combinação inteligente de controles físicos e digitais que oferece visão geral e tranquilidade, sem sobrecarga cognitiva.

 A estação do motorista Smart Dash inclui dois monitores: o Driver Display na frente do motorista e o Center Information Display (uma tela sensível ao toque que está disponível em dois tamanhos - 10'1 ou 12'9 polegadas). O motorista pode dar informações por meio da tela sensível ao toque, pressionando botões ou por comando de voz. A Scania optou por uma combinação equilibrada entre controles físicos e digitais, evitando o erro comum de ocultar funções vitais um ou dois níveis abaixo em um menu.

 “É claro que as funções mais utilizadas devem estar prontamente disponíveis”, afirma Eduardo Landeo, Gestor de Produto, Scania Trucks. “Trata-se de oferecer aos motoristas a melhor experiência possível e garantir que as novas tecnologias sempre apoie os motoristas, em vez de incomodá-los ou trazer sobrecarga cognitiva. Ou ainda, no pior dos cenários, criar situações em que o seu foco se desvie da estrada e direcione a visão para ajustar coisas básicas como a temperatura interior.

Scania mistura botões fisicos com telas. Divulgação Scania 

 A última geração de camiões Scania oferece muitas funções de segurança como padrão quando vendidos nos mercados europeus. Outras funções são opcionais e vão além dos padrões mínimos legais. Um exemplo é a nossa Travagem de Emergência Avançada para Utilizadores Vulneráveis ​​da Estrada (AEB VRU); em vez de apenas avisar que há um pedestre na frente do caminhão, o veículo também faz a frenagem propriamente dita quando necessário.

 “Com esta introdução, abrimos um espectro digital e conectado que beneficiará os motoristas, bem como os proprietários e gestores de frotas”, afirma Landeo. “Camiões inteligentes e seguros trarão maior produtividade, menos acidentes e condutores mais seguros. O motorista sentirá que a sua ferramenta de trabalho realmente o apoia, fornecendo tudo, desde informações sobre o próprio camião e possíveis perigos até orientações gerais e os seus pods favoritos com som cristalino.

 As expectativas dos clientes em relação a veículos conectados e recursos de segurança ativa aumentam constantemente. O Scania Smart Dash atende a essas tendências com sua interface digital modular e fácil de usar que inclui atualizações over the air e potencial 5G. O apoio incessante que os sistemas de segurança oferecem é a melhor ferramenta do condutor para evitar acidentes graves.

 “Por mais experiente e cuidadoso que seja um motorista, com todo o tempo que passa nas estradas sempre chegará um dia em que ele ficará eternamente grato pelo alerta de um dos sistemas de alerta”, afirma Landeo.

 Ainda não há informações sobre a sua disponibilidade para o mercado brasileiro.


Postagem Anterior Próxima Postagem