Capacitação técnica em veículos híbridos e elétricos já é uma necessidade atual no mercado

Profissionais do setor automotivo já vivenciam aumento da demanda e buscam por capacitação técnica

 As vendas de veículos eletrificados leves no Brasil cresceram 76% nos primeiros oito meses de 2023, em comparação ao mesmo período do ano passado. Os dados, que são da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), consideram os automóveis leves híbridos (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e elétricos puros (BEV) e HEV flex. De acordo com o levantamento, o crescimento das vendas de veículos eletrificados leves é uma tendência mundial, impulsionada por fatores como a redução dos custos das baterias e o aumento da preocupação com o meio ambiente.



 No Brasil, especialmente, o crescimento das vendas de veículos eletrificados leves deve se manter nos próximos meses. Até agosto deste ano, os eletrificados leves já representam 3,6% do mercado automotivo brasileiro, contra 2,29% em 2022. Com isso, a demanda por profissionais do setor automotivo qualificados para atender a demanda desses veículos também segue em crescimento.

 “Os veículos híbridos e elétricos apresentam diferenças significativas em relação aos veículos a combustão interna. Eles possuem sistemas elétricos mais complexos, que requerem conhecimentos e habilidades específicas para serem trabalhados. Com isso, o que notamos no mercado, é que ainda há um ‘gap’ muito grande entre o volume de veículos comercializados que engloba não só os leves, mas também os pesados e de micromobilidade, e o número de profissionais capacitados tecnicamente para suprir essa crescente”, conta Francisco Almeida, diretor da Flex Company, uma das primeiras escolas técnicas do Brasil a oferecer de forma independente, ou seja, sem o vínculo com uma montadora, formação técnica para reparadores e profissionais do setor em veículos híbridos e elétricos.

 Com um conteúdo voltado à reparação desses veículos, a escola tem como objetivo facilitar o acesso à formação desses profissionais por meio do curso em formato digital, para que os alunos tenham acesso às aulas a qualquer hora do dia. Entre os principais conteúdos, estão: a identificação de veículos híbridos e elétricos, sua arquitetura, características da propulsão, além do aprendizado sobre tecnologia em armazenamento de energia, segurança e procedimentos de trabalho, a exemplo do curso específico sobre a Norma Regulamentadora NR-10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade, que estabelece que somente profissionais autorizados podem realizar atividades em instalações elétricas -, além de sustentabilidade e gerenciamento eficiente. Na capacitação, os profissionais também recebem tutoria dedicada, com coordenação pedagógica, mentorias online e ao vivo para solucionar dúvidas, certificado e acompanhamento do desempenho ao longo de toda a formação.

 “Entendemos que essa formação não é só um diferencial na carreira dos atuais e futuros reparadores do setor automotivo, mas também uma necessidade básica, no que diz respeito sobre a mobilidade no futuro. Os profissionais que não possuem a devida capacitação podem causar danos aos componentes elétricos desses veículos, o que pode resultar em custos de reparo mais elevados”, cita Almeida.

 Além disso, os profissionais do setor podem colocar suas vidas em risco, uma vez que o não cumprimento dos processos, protocolos e procedimentos preconizados pelas montadoras, podem danificar módulos, com risco de explosão. “Os módulos eletrônicos desses veículos são frequentemente alimentados por altas tensões, o que pode causar ferimentos graves ou até mesmo morte se não forem manuseados com cuidado. Para se proteger desses riscos, os profissionais do setor devem sempre usar equipamentos de proteção individual (EPI) adequados, como luvas de proteção, óculos de segurança e um medidor de tensão. Eles também devem estar cientes dos procedimentos e protocolos de segurança recomendados pelas montadoras, mas sem dúvidas, devem participar de cursos de treinamento específicos para trabalharem nesse setor”, explica Val Arrais, pós-graduado em veículos híbridos e elétricos e professor da Flex Company.


CONHEÇA O eDELIVERY, Modelo 100% elétrico


Postagem Anterior Próxima Postagem