PUCPR lança curso de Agrodigital

Homem usando um tablet em meio a uma plantação
Com a transformação do agro, novas necessidades de mão de obra são criadas. Divulgação: PUCPR

A formação oferece uma visão abrangente do setor, com foco nas tecnologias e inovações que estão transformando a maneira como a agricultura é praticada

 A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) lança em 2024 o curso Agrodigital, em formato 4D, uma graduação inovadora que promove soluções para o agronegócio e agricultura familiar por meio da transformação digital. 



 O agronegócio é um dos setores que mais cresce no Brasil e no mundo. De acordo com uma pesquisa divulgada por pesquisadores do Cepea/CNA, em 2023 o setor gerou mais de 28 milhões de empregos no Brasil, um aumento de 0,8% (aproximadamente 220,64 mil pessoas) em relação ao ano anterior. Na pesquisa foi constatado ainda que houve um aumento na contratação de trabalhadores com maior nível de instrução.

 O crescimento do agronegócio foi impulsionado por uma série de fatores, incluindo o aumento da demanda global por alimentos, o crescimento da população e o desenvolvimento de novas tecnologias. O setor do agronegócio também é um dos que mais investe em inovação. Foram investidos mais de R$ 50 bilhões em pesquisa e desenvolvimento até o momento.

 O curso Agrodigital da PUCPR foi desenvolvido para atender à demanda por profissionais qualificados para atuar no agronegócio. A formação oferece uma visão abrangente do setor, com foco nas tecnologias e inovações que estão transformando a maneira como a agricultura é praticada.

 O curso é voltado para profissionais que desejam atuar no agronegócio, seja na área de produção, comercialização, gestão ou pesquisa. A formação busca integrar os atores das cadeias produtivas e articular inovações tecnológicas, métodos de inteligência analítica e indicadores técnicos, sociais e ambientais, de forma ética, sustentável e socialmente responsável.

Desenvolvemos a graduação 4D pensando no profissional do futuro, que é inquieto, multidisciplinar, dinâmico e, assim como em outras searas da vida, valoriza a liberdade e a autonomia para trilhar seu caminho de conhecimento. Os cursos vão ao encontro desses anseios de profissionais que se identificam com diferentes áreas e querem explorar novas possibilidades no mercado de trabalho 

-Vidal Martins, vice-reitor da PUCPR. 


 A graduação será ofertada na modalidade 4D, uma metodologia de ensino inovadora desenvolvida pela PUCPR, que combina aulas em ambientes imersivos e 100% virtuais, com encontros ao vivo e também assíncronos. Os cursos contemplam mentorias, corpo docente qualificado e experiências no metaverso da Universidade, com momentos de networking, palestras, apresentações e happy hour no câmpus virtual da PUCPR.

 Com quatro semestres de duração e 1.600 horas totais de atividades, o curso Agrodigital tem matriz curricular dividida em quatro grandes projetos com muita mão na massa e matérias específicas de suas áreas. A partir do Projeto II, é o próprio acadêmico quem faz a trilha de disciplinas que deseja cursar a cada semestre, o que confere maior flexibilidade ao estudante.

 “São graduações muito inovadoras, com metodologia hands on. Os estudantes não serão avaliados por provas e trabalhos tradicionais, mas por projetos que impactam positivamente a comunidade. É aprendizado na prática mesmo”, acrescenta Martins.

Formas de ingresso

 Diferente do vestibular tradicional, os interessados em iniciar a graduação 4D devem escrever um texto, na modalidade padrão formal da Língua Portuguesa, no gênero dissertativo-argumentativo, com, no mínimo, 300 e, no máximo, 400 palavras, cuja nota irá variar de zero a 100 pontos. A prova online deve ser agendada pelo candidato diretamente no site oficial do curso. Também pode ingressar na PUCPR via Vestibular Agendado, mediante aproveitamento dos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por transferência ou via ingresso para diplomados.

Todas as informações sobre as novas graduações da PUCPR estão disponíveis no site: https://multiversidade.pucpr.br/cursos#4d.


Postagem Anterior Próxima Postagem