Mercedes-Benz Atego celebra 25 anos no mercado europeu

Mercedes-Benz Atego vermelho vista lateral
O Mercedes-Benz Atego tinha a difícil tarefa de subsistir a série LK. Divulgação Mercedes-Benz

O Atego chegou ao mercado europeu em 1998 com 25 diferentes configurações e 6 opções de potência de motor

 A estrela entre os caminhões de distribuição está comemorando seu 25º aniversário. Em 1998, a Daimler-Benz AG, como era conhecida na época, apresentou o Mercedes-Benz Atego no RAI International Commercial Vehicle Show, em Amsterdã. Após um total de 14 anos, o Atego substituiu a série de modelos LK ("Leichte Klasse"; classe leve). Os seus projetistas tinham um objetivo principal em mente para a nova geração: as opções de configuração do novo caminhão de transporte de distribuição deveriam refletir a diversidade de aplicações no segmento de caminhões leves e médios. Naquela época, o amplo espectro ia desde veículos transitários profissionais com lona ou carroceria até veículos plataforma e basculantes para a construção e setores afins, bem como modelos com equipamentos especiais para serviços municipais, até a sua utilização como plataforma para uma série de carrocerias para veículos para fins especiais.



VEJA MAIS:


Atego lançado com 25 configurações, seis categorias de potência e quatro variantes de cabine

 O Atego abrangia inicialmente o segmento de 6,5 t a 15 t. A gama de veículos compreendia 25 tipos básicos, seis categorias de potência e quatro variantes de cabine para atender aos diversos requisitos do segmento de caminhões leves e médios. Os clientes podiam escolher entre os motores diesel em linha de quatro cilindros da série do modelo OM 904 LA e os motores diesel em linha de seis cilindros da série do modelo OM 906 LA. Eles geravam 90 a 205 kW (122 a 279 cv) e um torque de 470 a 1.300 Nm com 4,25 e 6,37 litros de cilindrada respectivamente, cujo máximo era alcançado entre 1.200 e 1.600 rpm.

Mercedes-Benz Atego Betoneira na cor amarela vista lateral
O Atego chegou com bastante configurações, sendo um caminhão para atender diferentes aplicações. Divulgação Mercedes-Benz

 Desde o início da série de modelos, a aspiração da Mercedes-Benz era estabelecer um novo padrão de rentabilidade. Para oferecer aos operadores de frota a máxima disponibilidade e custos operacionais atractivos, a quilometragem dos grandes conjuntos foi aumentada para 600.000 km e os intervalos de manutenção foram significativamente alargados.

 As exigências de conforto e conveniência no local de trabalho também aumentaram significativamente. A pesquisa mostrou que os motoristas entram e saem do veículo em média 30 vezes por dia durante a distribuição de mercadorias. O design do Atego tem isto em conta. O inovador conceito de chassis do Atego criou condições exemplares de acesso e de acesso entre cabinas para facilitar o trabalho dos motoristas profissionais no transporte de distribuição urbana e regional. Quatro variantes de cabine levaram em consideração os diferentes requisitos do segmento de caminhões leves e médios. Além das versões compactas para transporte de distribuição e implantação em canteiros de obras, também incluíam uma versão para transporte leve de longa distância.

Mercedes apresentou o "Heavy-Duty Atego" na IAA Commercial Vehicles em 1998

 Apenas seis meses depois, por ocasião da 57ª Feira de Veículos Comerciais da IAA, a Daimler-Benz deu seguimento e apresentou o “Heavy Duty Atego” com um quadro mais alto, a grande capacidade e o ainda mais potente OM 926 LA de seis cilindros. motor em linha de cilindros (7,2 l de cilindrada, 240 kW/326 cv) e peso bruto permitido de 18 a 26 toneladas, em 17 tipos básicos e duas categorias de potência (170 kW/231 cv e 205 kW/279 cv, 1.300 Nm). Com este modelo, o fabricante de veículos fechou a lacuna em relação à série de modelos Actros para veículos pesados. O sistema de manutenção Telligent significava que os trabalhos de manutenção só eram necessários se também fossem necessários de acordo com a utilização real do veículo. Consequentemente, a marca demonstrou mais uma vez como reduzir eficazmente os custos operacionais dos veículos.

Mercedes-Benz Atego é eleito “Camião Internacional do Ano 1999”

 O novo Mercedes-Benz Atego impressionou imediatamente o mundo dos transportes e conquistou o cobiçado título de “Camião Internacional do Ano 1999”. Mas mesmo um best-seller premiado não pode descansar sobre os louros e precisa de revisões regulares para continuar a estabelecer padrões de referência no segmento. Com a primeira remodelação em 2004, o Atego foi equipado com uma nova e inovadora transmissão. O G85-6 com sistema de câmbio automático Telligent, incluindo sistemas de segurança ABS e ASR, bem como o sistema Brake Assist BAS, aumentou o conforto de condução a um nível anteriormente alcançado apenas pelos caminhões pesados ​​da Mercedes-Benz e, ao mesmo tempo, esses recursos foram otimizados. segurança na estrada. A gama de motores também foi melhorada e, graças à tecnologia de emissões BlueTec SCR, foi adaptada aos requisitos das normas de emissões Euro IV e V ou EEV. Com base na injeção doseada de AdBlue, foi possível eliminar eficazmente cerca de 60% do nitrogénio dos gases de escape, enquanto as partículas de fuligem foram capturadas por um filtro de partículas diesel de alto desempenho.

Mercedes-Benz Atego vermelho vista lateral
Inovações do Mercedes-Benz Atego fizeram ele ser eleito o Caminhão Internacional de 1999. Divulgação Mercedes-Benz

 A cabina, que estava agora disponível nas variantes de transporte de distribuição, transporte de longa distância e Comfort, foi agora adaptada de forma ainda mais precisa aos requisitos específicos da aplicação e o suporte do painel de instrumentos foi adaptado para se parecer com o de um automóvel de passageiros moderno. O Atego pôs finalmente fim à era do charme austero dos veículos comerciais no segmento dos ligeiros e médios.



Primeiro caminhão de produção em série com tração híbrida paralela

 Em 2010, o modelo BlueTEC Hybrid 1222L foi o primeiro caminhão de produção em série com tração híbrida paralela diesel-elétrica e homologação da UE. Além do OM 924 de 160 kW (218 cv), o veículo de 12 toneladas estava equipado com um motor elétrico refrigerado a água gerando potência máxima de 44 kW (60 cv). Esta unidade foi capaz de conduzir o caminhão totalmente eletricamente em baixas velocidades. O motor diesel entrou em ação em velocidades mais altas e com requisitos de carga elevados. O motor eléctrico também funcionava como alternador e era assim capaz de recuperar energia cinética nas fases de ultrapassagem e de travagem para armazená-la temporariamente na bateria de iões de lítio do Atego até à próxima aceleração. Isto reduziu o consumo de combustível em até 20% e, em média, em 10 a 15% no transporte de distribuição urbana. Por esta razão, o Atego foi galardoado com o Prémio Alemão de Sustentabilidade 2010 da Stiftung Deutscher Nachhaltigkeitspreis eV ("Fundação Alemã do Prémio de Sustentabilidade"). No ano seguinte, o Atego foi novamente eleito “Camião do Ano”.

O Atego ganhou uma versão de 12 toneladas hibrida. Divulgação Mercedes-Benz


Segunda geração com motores Euro VI altamente eficientes

 Em 2013, foi lançada a segunda geração do especialista em transporte de distribuição com a estrela de três pontas – desta vez com motores em conformidade com a norma Euro VI das séries de modelos OM 934 LA e OM 936 LA. As suas versões mais recentes ainda hoje equipam o Atego. A potência agora variava de 115 a 220 kW (156 a 299 cv). Apesar dos elevados requisitos de qualidade das emissões, os desenvolvedores de motores conseguiram reduzir o consumo em média cinco por cento em comparação com a geração anterior. Eles fizeram todos os esforços para conseguir isso. Esse sucesso veio graças à moderna injeção common rail, que substituiu os elementos unitários, bem como às altas pressões de ignição e otimizações aerodinâmicas na cabine. Além disso, conseguiram reduzir o consumo de AdBlue para 2 a 2,5 por cento do consumo de gasóleo. Várias medidas de projeto garantiram que a carga útil não precisasse ser reduzida. Os intervalos de manutenção aumentaram novamente para 120.000 quilómetros, um acréscimo de 20 por cento. Isto significava que os analistas de números também ficariam satisfeitos com o progresso significativo alcançado. 

Mercedes-Benz Atego freando para evitar uma colisão.
O Atego estava a frente do seu tempo e já incorporava sistemas de segurança. Divulgação Mercedes-Benz


Power Shift 3 Garante Altos Níveis de Conforto de Condução e Rentabilidade

 Um avanço particular em termos de conforto, comodidade e eficiência foi novamente possível graças a uma transmissão que se tornou instantaneamente muito popular no irmão mais velho do Atego. A transmissão automatizada PowerShift 3 com seis e oito velocidades e modo EcoRoll passou a gerir a potência do Atego de série. Os tempos do típico ruído de clique do sistema de câmbio Telligent chegaram ao fim. Os motoristas agora engatavam as marchas usando um interruptor combinado elegante. Uma transmissão manual com seis ou oito marchas mais marchas rasteiras estava disponível apenas como opção. Para aplicações municipais e outras aplicações especiais, havia também uma transmissão manual com esteira para deslocamento lento ou uma transmissão automática de cinco marchas. A introdução da dinâmica veicular ESP como padrão representou um salto quântico em segurança.

 Com a introdução da segunda geração, o sistema de suspensão da cabina também sofreu uma revisão importante: os condutores do Atego experimentaram níveis de conforto que antes só conheciam no Actros. Desde então, os clientes podem escolher entre quatro versões e três comprimentos. A cabine S ClassicSpace está disponível nas versões normal e estendida. Além disso, existe a cabine L na versão Classic ou BigSpace com teto alto. Na cabine grande, uma cama de peça única com colchão de espuma fria de sete zonas também permite viagens ocasionais de transporte de longa distância. Uma cabine dupla com seis assentos também está disponível para bombeiros, agências de assistência técnica ou operações municipais.

O tempo de atividade da Mercedes-Benz aumenta a disponibilidade e reduz os custos operacionais 

 Em 2019, a Mercedes-Benz deu mais um passo significativo nos seus esforços para reduzir custos operacionais e aumentar a disponibilidade. Desde então, o Mercedes-Benz Uptime também está disponível para o Atego. O serviço fornece ao operador do veículo e ao Serviço Mercedes-Benz informações sobre o estado do veículo em tempo real. Eles também são capazes de interpretar de forma independente as mensagens de status recebidas do caminhão e obter instruções delas. Isto evita paragens não planeadas e também permite que os requisitos de manutenção e serviço sejam planeados de uma forma tão proativa quanto possível, para não perturbar os processos logísticos. Mesmo passados ​​25 anos e na segunda geração, o Mercedes-Benz Atego mantém a promessa feita no lançamento do Atego em 1998 de que a nova estrela do transporte de distribuição alcançaria os melhores resultados em termos de conforto, conveniência e segurança no segmento. Depois de todo esse tempo, continua sendo um produto de última geração que atende às diversas exigências do segmento e das frotas.

Os mais recentes sistemas de assistência à segurança no Atego de 2024

 A partir de abril de 2024, o Atego estará equipado com os mais recentes sistemas de assistência à segurança. Estes incluem o assistente de travagem de emergência Active Brake Assist 6 (ABA6) e o assistente de viragem Active Sideguard Assist 2 (ASGA 2). A base para isso é uma nova plataforma eletrônica e a fusão de sensores associada, mesclando dados de radar e câmera para uma visão frontal e lateral ainda maior. A Daimler Truck vai muito além dos requisitos legais com seus sistemas de assistência de segurança em muitas áreas. Por exemplo, o ABA 6 pode intervir ativamente no processo de travagem e, a velocidades até 60 km/h, travar automaticamente não só para veículos parados, mas também para utentes da estrada que atravessam ou se aproximam ou que mudam de faixa.


{getCard} $type={custom} $title={Canal no Whatsapp} $info={Receba as últimas notícias e vagas no seu Whatsapp} $button={PARTICIPAR} $icon={&#xF618}

Postagem Anterior Próxima Postagem