Novo aumento do percentual de biodiesel pode causar risco ambiental

O alerta foi da CNT (Confederação Nacional do Transporte)

 A CNT (Confederação Nacional do Transporte), emitiu uma nota a imprensa na manhã deste dia 18 fazendo um alerta sobre o risco ambiental que o novo aumento do percentual de biodiesel pode causar. 




 De acordo com a nota, um estudo da UnB (Universidade de Brasília) mostrou que o aumento no percentual de biodiesel a partir de 7% pode elevar as emissões de CO² além de diminuir a potência dos motores. 

 Para a Confederação Nacional do Transporte, a medida mais equilibrada, tanto do ponto de vista econômico quanto do ambiental, já parametrizada há bastante tempo, é a mistura de 7%, adotada na Europa. Diversos países têm aplicado percentuais maiores de HVO (sigla em inglês para óleo vegetal hidrotratado – diesel verde), biocombustível mais evoluído e que não causa problemas mecânicos, em detrimento do uso de biodiesel de base éster.

 O diesel é o principal insumo do transporte rodoviário, que é responsável pela movimentação de 65% das cargas e 95% dos passageiros no país. O setor que não pode parar de mover o Brasil devido a problemas com combustível tem se desdobrado, por meio de ações responsáveis e eficazes, para encontrar soluções ambientais que efetivamente descarbonizem a atividade transportadora.


{getCard} $type={custom} $title={Canal no Whatsapp} $info={Receba as últimas notícias e vagas no seu Whatsapp} $button={PARTICIPAR} $icon={&#xF618}

Postagem Anterior Próxima Postagem