Allison Transmission e Volare vão lançar os primeiros ônibus com transmissões automáticas da América

Onibus Volare na cor amarela

Os modelos automáticos são mais fáceis de operar na lama, cascalho ou areia. Divulgação: Allison


A parceria foi estimulada por iniciativa financiada pelo Governo Federal para promover o transporte escolar no Brasil

 Em parceria com a Volare, principal fabricante de micro-ônibus do Brasil, a Allison Transmission equipará os primeiros ônibus escolares com transmissões totalmente automáticas da América do Sul. O Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional (FNDE), uma agência federal ligada ao Ministério da Educação, anunciou recentemente subsídios para financiar 320 novos ônibus equipados com transmissões Allison da série Torqmatic™ como parte de seu Programa Caminho da Escola, que visa fornecer aos alunos de escolas públicas acesso a um transporte mais seguro e confiável. A entrada da Allison no mercado brasileiro de ônibus escolares é representativa do forte crescimento que a empresa está experimentando fora da América do Norte.






 “introdução das transmissões totalmente automáticas Allison nos ônibus escolares no Brasil será revolucionária no progresso do transporte escolar. Essa colaboração nos permite fornecer às escolas ônibus eficientes e confiáveis, que melhoram o bem-estar dos alunos e motoristas”, disse Sidnei Vargas da Silva, Gerente Comercial Mercado Interno da Volare.

 Os ônibus Volare, disponíveis nas versões 4x2 e 4x4, serão equipados com transmissões Allison T2100 xFE®. Os modelos totalmente automáticos são mais fáceis de operar em estradas com lama, cascalho ou areia, o que é particularmente comum nas áreas rurais do Norte e Nordeste do Brasil, onde muitos dos ônibus equipados com Allison vão operar. Ao eliminar a necessidade de mudanças manuais de marcha, os motoristas podem manter o foco na estrada à frente.

Por que ônibus totalmente automáticos

 O Programa Caminho da Escola visa proporcionar acesso diário seguro aos alunos do ensino fundamental público, que muitas vezes percorrem longas distâncias em estradas irregulares e lamacentas para ir e voltar da escola. O foco do programa para a melhoria da qualidade do transporte levou à inclusão de transmissões totalmente automáticas, que permitem aos motoristas manter as duas mãos no volante e prestar total atenção às estradas. A fadiga do motorista foi consideração primordial, uma vez que testes realizados em protótipos mostraram que as constantes paradas obrigam o condutor a fazer aproximadamente 675 mudanças de marchas por hora. Isso resulta em um serviço melhorado, mais pontual e consistente.

 As transmissões totalmente automáticas também são mais fáceis de dirigir e exigem menos treinamento para novos motoristas. Elas evitam erros durante as trocas de marcha e reduzem o desgaste dos freios de serviço, aumentando sua vida útil ao utilizarem pontos de redução de marcha elevados onde o freio-motor é mais eficaz. Além disso, protegem contra uma condução agressiva ou inexperiente, ao mesmo tempo que melhoram o desempenho do condutor. Outra grande vantagem das transmissões automáticas é o fato de não possuírem embreagens mecânicas, que se desgastam, exigem trocas frequentes e obrigam os ônibus a parar para manutenções corretivas. As transmissões automáticas também proporcionam melhor partida, aceleração mais eficiente e velocidade média mais alta.

 “Allison está honrada em fazer parceria com a Volare para apoiar o Programa Caminho da Escola do Brasil”, disse Gabriel Ruggiero, Diretor Regional de Operações para a América do Sul da Allison Transmission. “Temos o compromisso de causar um impacto positivo na vida de milhares de crianças brasileiras em idade escolar, melhorando o transporte com transmissões totalmente automáticas.”

Postagem Anterior Próxima Postagem