Dirigir na chuva: Confira 5 cuidados que todo motorista deve ter

Caminhão Volvo FMX na chuva
Ao dirigir um caminhão, seja carregado ou vazio na chuva, a atenção deve ser maior. Divulgação: Volvo Trucks

Quando a chuva se junta à direção, é importante manter a atenção redobrada

 Dirigir em dias chuvosos exige dos motoristas uma atenção redobrada, já que a pista fica escorregadia e a visibilidade nem sempre é boa, aumentando as chances de acidentes, tanto para os condutores quanto para os pedestres. Para garantir a segurança no trânsito, cuidados como revisões periódicas e a prática da direção defensiva são indispensáveis. A Zapay, fintech especializada em facilitar a vida dos proprietários de veículos, reuniu 5 cuidados que todo condutor deve ter ao dirigir em dias de chuva.





1 Mantenha a distância do veículo da frente

 É importante manter uma distância segura em relação ao veículo da frente para evitar possíveis colisões e engarrafamentos, especialmente em dias chuvosos, com a pista escorregadia. Nesses casos, o tempo de frenagem aumenta, e a recomendação é manter um intervalo de pelo menos quatro segundos entre os veículos, equivalente a cerca de 10 metros. Ter este cuidado ajuda a evitar acidentes.

2 Ligue o farol baixo.

 Em dias de chuva, o farol baixo será o seu companheiro, especialmente em situações de pouca luminosidade ou neblina. Isso amplia o campo de visão do condutor e torna o veículo mais perceptível para outros motoristas. A luz baixa durante o dia em condições adversas é também uma exigência do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Diante disso, antes de sair, não esqueça de verifique os faróis, para sua segurança e para evitar multas.

3 Ligue os desembaçadores e acione o limpador de para-brisas

 Durante a chuva, os vidros dos carros podem embaçar devido às diferenças de temperatura, prejudicando a visibilidade. Nessas situações, se o veículo estiver equipado com ar condicionado, é possível utilizar esse recurso para desembaçar o vidro. Caso o automóvel não tenha, será necessário ligar o sistema de ventilação ou deixar parte da janela aberta, de modo a favorecer a circulação do ar. Além disso, o uso dos limpadores de para-brisa é indispensável e obrigatório por lei, e o condutor está sujeito à multa e perda de pontos na CNH em caso de descumprimento. Se os limpadores não estiverem funcionando corretamente, é recomendável trocar as palhetas.



4 Diminua a velocidade

 A chuva aumenta o risco de escorregamento devido à pista molhada. A recomendação é reduzir a velocidade em até 80% do limite em chuvas moderadas e ainda menos em chuvas intensas. É importante lembrar que a frenagem deve ser feita gradualmente para evitar derrapagens e perda do controle do veículo.

5 Evite ultrapassagens

 Com a pista molhada, é ainda mais arriscado realizar ultrapassagens, pois aumenta o risco de colisão e capotagem. A recomendação é evitar esse tipo de manobra, especialmente em estradas de pista simples. É necessário manter a calma, permanecer na mesma faixa e ter paciência ao dirigir nessas condições.

 Além disso, é importante adotar técnicas de direção defensiva, como se manter em linha reta e tirar o pé do acelerador em caso de aquaplanagem, e realizar manutenções periódicas do veículo para garantir sua segurança e bom funcionamento, independente das condições climáticas.

Postagem Anterior Próxima Postagem