Dia Internacional das mulheres: FPT Industrial compartilha histórias de protagonismo, força e inspiração

Mulheres da FPT Industrial

Fornecedora de múltiplas soluções em powertrain, marca do Iveco Group incentiva a inclusão e a liderança do sexo feminino no setor automotivo

 Uma marca protagonista e agente de transformação sustentável em powertrain, a FPT Industrial, integrante do Iveco Group, tem a diversidade e a inclusão como valores para alcançar o seu propósito de melhor experiência ao cliente. Fornecedora de múltiplas soluções para os segmentos on-road, off-road, marítimo e geração de energia, a marca e sua visão são construídas por protagonismo, força e inspiração, que se entrelaçam com o simbolizado pelo Dia Internacional da Mulher, neste 8 de março.





 O setor automotivo é visto como um segmento masculino. Para mudar esse cenário, desde a sua criação, a FPT Industrial atua com iniciativas que vão de treinamentos a ações de coaching e liderança feminina que consolidam o marco de igualdade, oficializado pela data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975.

 As histórias de protagonismo da FPT Industrial são construídas por mulheres que amam o seu trabalho e são inspirações para os times da marca, em Contagem (MG) e das fábricas de Sete Lagoas (MG) e Cordoba (Argentina).

 Jeane Almeida iniciou a trajetória no Iveco Group há 16 anos, como estagiária em Planejamento Comercial, área que gosta muito. Há sete anos na FPT Industrial, onde hoje é responsável pela gerência de Administração de Vendas e Planning, que envolve o processo de faturamento, Jeane enxerga a liderança feminina como essencial para se alcançar resultados, à medida que a indústria se transforma. “Através da observação e diplomacia estratégica, o protagonismo feminino é essencial para a riqueza de perspectivas e inovações no mundo corporativo”, afirma Jeane, enfatizando a importância da relação profissional pautada na confiança, cooperação e diálogo. “A mulher tem um papel de inspiração para a geração atual e as futuras, incentivando a olhar sem julgar, apropriando da própria força e autenticidade”.

 Na área de Engenharia da FPT Industrial, Renata Moscatelli teve a oportunidade de desempenhar diferentes papéis, começando pelo Design. Em 2012, entrou para o time de Budget and Planning, onde se aprimorou até alcançar o cargo de gerente da área. Para Renata, o crescente papel feminino em funções técnicas, no gerenciamento e desenvolvimento de projetos, demonstra a cada dia a conquista do espaço. “A presença feminina é algo importante para a companhia, e vem sendo reforçada por meio de inúmeras ações. Somos valorizadas e assim, nossa voz se torna cada vez mais expressiva”, aponta.

PARCERIA E UM OLHAR CUIDADOSO NA FÁBRICA

 Para quem está à frente da manufatura de uma fábrica de motores, a parceria também é essencial. Helen Lúcia Martins de Lúcio sabe bem disso. Em 2021, assumiu a gerência da planta de Sete Lagoas, o que no início, foi um desafio, por estar habituada com a montagem de caminhões na planta da IVECO, no mesmo complexo. Por outro lado, o apoio do time construiu uma relação pautada pela diversidade de soluções. “O diferencial da FPT é o time unido, que aceita novas ideias”, conta Helen, para quem a mulher não pode perder o jeito de ser: tem como característica marcante, o cuidado com as pessoas. “Não que os homens não tenham, mas é diferente. Trazemos para o atual momento muito desse olhar apurado, nas informações e no relacionamento com as pessoas”.

 Na área de Marketing da FPT Industrial, o protagonismo feminino também é ativo. Bárbara Loureiro assumiu em 2023 o desafio de liderar a área na América do Sul. Para ela, é motivo de orgulho trabalhar em uma empresa que incentiva o crescimento e o destaque das mulheres em posições de liderança. “Após 10 anos trabalhando na FPT vejo nitidamente as mulheres se destacando e inovando nas suas áreas de atuação", pontua Bárbara.

IGUALDADE E INOVAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO

 Adriana Valle, líder do Comitê de Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) do Iveco Group para a América Latina, destaca que a valorização e o desenvolvimento das capacidades e habilidades da mulher, como forma de avançar na igualdade de oportunidades no mercado de trabalho, compõe o planejamento estratégico da empresa. “É com orgulho que faço parte desse grupo de mulheres cada vez mais presente no setor automotivo, fortalecendo a inovação e a igualdade no mercado de trabalho”.

Postagem Anterior Próxima Postagem