PubliRandon

Scania inicia a venda de caminhões autônomos para mineração

Caminhao Scania branco em um fundo cinza

De acordo com a montadora, os modelos autônomos garantem mais segurança e eficiência

 A Scania dá um grande passo ao anunciar que esta iniciando a venda de modelos autônomos para o segmento de mineração. Incialmente a montadora vai receber pedidos de caminhões basculante autônomo de até 40 toneladas, logo em seguida, ela vai passar a oferecer configuração de até 50 toneladas.





 Como primeiro passo, a Scania iniciará as vendas dos modelos autônomos na Austrália, com primeiras entregas e início de operação programados para 2026. O próximo mercado na linha será provavelmente a América Latina, uma região onde a Scania tem uma presença significativa no mercado em o segmento de mineração.

 “A transição da investigação e desenvolvimento para o lançamento de um produto comercial é um marco importante para nós e para o transporte pesado autónomo em geral. Este é o produto mais avançado que a Scania colocou no mercado até agora”, afirma Peter Hafmar, vice-presidente e chefe de soluções autônomas da Scania.

Mais fácil de se tornar elétrico e alcançar uma mineração sustentável


 As minas são vistas há muito tempo como um dos ambientes mais promissores para veículos autônomos, pois podem contribuir para condições de trabalho mais seguras e operações mais eficientes.

 As soluções de mineração da Scania com camiões mais pequenos e de classe civil também apresentam potenciais vantagens globais em relação aos camiões de transporte pesado tradicionais da indústria, tanto em termos de emissões como de produtividade. Ao utilizar os camiões de mineração autónomos da Scania, a pegada global da mineração, incluindo os requisitos energéticos e de infraestrutura, pode ser reduzida, o que significa que as despesas de capital e operacionais também podem ser reduzidas em locais adequados.

 Os camiões autónomos da Scania também podem ser facilmente integrados numa configuração de operações existente numa mina, graças à sua interoperabilidade com outros sistemas e veículos.

 “Outro benefício da nossa solução é que ela permite que as empresas de mineração dêem mais rapidamente o próximo passo em direção às operações com emissão zero. É mais fácil eletrificar as operações com os camiões autónomos da Scania em comparação com os tradicionais camiões de transporte pesado”, afirma Hafmar.




Desenvolvido em estreita cooperação com clientes de mineração


 Nos últimos dez anos, a Scania investiu fortemente no desenvolvimento de veículos autónomos. As inovações incluem aplicações para transporte hub-to-hub em rodovias, bem como veículos autônomos para áreas confinadas, como minas.

 O camião basculante autónomo da Scania foi desenvolvido em estreita cooperação entre o departamento de I&D da Scania e os clientes da indústria mineira, com testes extensivos nas condições mais adversas da vida real.

 “É provavelmente o projeto de pesquisa e desenvolvimento mais ambicioso que realizamos até agora em conjunto com um cliente e estou muito satisfeito com o resultado.  Graças a todas as verificações rigorosas e aos numerosos testes no local, conseguimos desenvolver uma solução de transporte autônomo ideal para minas”, conclui PeterHafmar.



{getCard} $type={custom} $title={Canal no Whatsapp} $info={Receba as últimas notícias e vagas no seu Whatsapp} $button={PARTICIPAR} $icon={&#xF618}



Postagem Anterior Próxima Postagem