Axor volta ao mercado com novidades. Conheça elas

Modelo ganha nova frente, ficando proximo do Actros. Foto: Érico Pimenta / Portal Midia Truck Brasil

Modelo volta para atender clientes que procuram um caminhão simplificado, mas robusto e com bom consumo de combustível

 A Mercedes-Benz apresentou o novo Axor 2025, este que na verdade é um relançamento, já que o modelo esteve presente no mercado por mais de 20 anos e chegou a passar de 100 mil unidades vendidas, mas teve sua produção encerrada com a entrada do Euro 6.





{getCard} $type={custom} $title={Canal no Whatsapp} $info={Receba as últimas notícias e vagas no seu Whatsapp} $button={PARTICIPAR} $icon={&#xF618}

 Para a volta do modelo, a Mercedes-Benz trouxe novidades e melhorias pontuais para o modelo, como o seu visual que passa a adotar a frente inspirada em seu irmão maior, o Actros, e assim cria-se uma identidade visual no qual todos os modelos seguem essa linha, excluindo o novo Accelo.

 Dentre as novidades visuais, a montadora traz para o Axor o parachoque inspirado no do Arocs e os faróis do mesmo modelo que passa a ter a opção de full Led ou com lâmpadas halógenas. O modelo também tem novos faróis de milha em uma posição mais elevada.

Novo parachoque inspirado no Arocs garante mais robuztes ao modelo. Montadora também oferece dois tipos de farois para o modelo. Foto: Érico Pimenta / Portal Midia Truck Brasil


 Na lateral da cabine, foram desenhados novos paralamas, que cria um visual mais limpo e aerodinâmico para o modelo, esses paralamas laterais estarão na cor da cabine de série, lembrando-se que no antigo Axor, eles eram sempre na cor cinza.

 A cabine em si não teve mudanças visuais, seguindo a cabine do Axor e com as duas opções, teto baixo e teto alto, e já conta com climatizador de fábrica, esses que são fornecidos pela Bepo. Ainda vale lembrar que a cabine conta com suspensão pneumática de série.

Na parte do interior, a montadora manteve o tradicional Axor, com pequenas melhorias, mas importantes.

Interior segue do tradicional Axor com mudanças pequenas, mas signficativas. Divulgacação: Mercedes-Benz


 O modelo passa a ter um novo volante com comandos integrados. O seletor de marchas passa do apoio de braço direito para a coluna da direção, o que dá mais ergonomia. O modelo agora também tem uma “chave” de presença, mas essa é apenas para ligar o modelo, já que para destravar as portas, ainda se usa as tradicionais chaves.

Outra novidade importante é o túnel do motor foi rebaixado, ficando com 200 mm e com isso agora como opcional o modelo ganhou geladeira.

Novo chassi, motor e versões


 O novo Axor ganhou o chassi semelhante ao do Actros, por isso ele ficou mais alto. Com esse novo chassi, ele se destaca pela maior capacidade de carga, com CMT (Capacidade Máxima de Tração) de até 62 toneladas, ideal para versões 4x2 e 6x2, podendo chegar a 68 toneladas na exclusiva versão de eixos com redução nos cubos.

 Na parte de suspensão, o modelo segue com a tradicional suspensão metálica tanto na versão 4x2 e 6x2 e essa tem suspensor do último eixo.

Consagrado motor OM 460 La chega com potências de 380 e 450 cavalos. Divulgacão: Mercedes-Benz


 O motor segue o OM 460 LA, esse que já é consagrado da linha Mercedes-Benz e entrega 380 e 450 cavalos. Ambas as potências vêm de série com o freio TOP BRAKE e com disponibilidade de Retarder.

 Ainda no Powertrain, o Axor tem duas opções de câmbio automatizado Powershift 3 Advanced de 12 velocidades no qual conta com três modos de operação: Standard, Econômico e Power.

 Em termos de tecnologias de segurança, o novo Axor traz muitas novidades. Destaque para EBS (sistema de freio eletrônico); ABS (Sistema Anti Travamento das Rodas); ASR (Controle de Aderência em Aceleração); Hill Holder (Assistência de Partida em Rampa); ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade); EBD (Distribuição Eletrônica de Frenagem); ESS (Luz de freio de emergência); Alarme de ré com luzes intermitentes e farol em LED (opcional). O sistema elétrico recebe a bateria de alta ciclagem de 230 Ah, o que garante maior vida útil e confiabilidade do sistema.

 Por fim, a Mercedes-Benz vai comercializar o Axor em duas versões, sendo elas: Axor 2038 4x2 e Axor 2545 6x2. A montadora menciona que não planeja trazer uma versão 6x4 para o momento.

Ficha Técnica


Mercedes-Benz Axor 2038 4x2

  • Motor: Mercedes-Benz OM 460 LA (Euro 6)
  • Cilindros: 6 em linha
  • Litros: 13 litros
  • Potência: 381 cavalos @1.600 RPM
  • Torque: 1.900 Nm (193,7 mkgf) @1.100 RPM
  • Transmissão: Mercedes-Benz G 340 - 12 PowerShift 3 Advanced
  • Embreagem: Monodisco, 430 mm

Mercedes-Benz Axor 2545 6x2

  • Motor: Mercedes-Benz OM 460 LA (Euro 6)
  • Cilindros: 6 em linha
  • Litros: 13 litros
  • Potência: 449 cavalos @1.600 RPM
  • Torque: 2.200 Nm (224,3 mkgf) @1.100 RPM
  • Transmissão: Mercedes-Benz G 291 - 12 PowerShift 3 Advanced
  • Embreagem: Monodisco, 430 mm


Postagem Anterior Próxima Postagem