Conheça a história do Scania Longline. O maior Scania de todos os tempos.



Modelo saiu do conceito e ganhou as estradas de toda a Europa.

 Em 2002, a Scania se preparava para participar da 59º edição do IAA ( Internationale Automobil-Ausstellung ) feira que tradicionalmente e marcada por lançamentos e caminhões conceitos.



 Naquela edição em especial, a Scania apresentou 3 grandes novidades. A nova geração de motores HPI, o caminhão conceito chamado STAX é outro conceito chamado Scania Interior Concept eXc, que usava a série 4 como base.

Reparem na bolinha vermelha dentro do 0 do numero 420. Isso indicava que era um motor com a tecnologia HPI.


Apesar do STAX ter chamado a atenção, o brilho dele foi ofuscado pelo EXC, porque? Bom, o STAX não era bem um conceito grande, em sentido literal, acontece que ele era uma miniatura na escala aproximada de 1:8. Já o eXc estava ali, e você podia bem entrar nele, tirar fotos e sonhar com um em sua garagem.

Miniatura do SCANIA STAX em Livebox.


 A reação de muitos que entravam no eXc foi a mesma, simplesmente perguntar a alguém da Scania quando ele ia começar a ser feito e quais configurações iam vir. Sério, apesar de alguns acharem o caminhão estranho ele chamou muita atenção. É claro que todos nós sabemos o porquê, o seu espaço interno e um sonho de consumo, já que as atuais leis tanto na Europa como no Brasil limitam o tamanho dos caminhões, fazendo com que ele não tenha o tão sonhado espaço interno parecido com os modelos americanos. Outro fator importante e que apesar da cabine ser muito longa juntamente com o chassi, isso não alterava muito o seu tamanho, na verdade, ele tinha o mesmo tamanho de um modelo T.


Comparativo entre a eXc e um modelo T.




Mas afinal, como ela foi parar nas ruas?

 Bom, ao longo da história, a Scania sempre procura ouvir os seus clientes, não só a Scania, mas todas as montadoras, isso e uma atitude principal para os negócios. Muitos clientes grandes e pequenos, ficaram muito interessados em comprar o caminhão, com isso a Scania resolveu colocar ela a venda.



 A produção do eXc começou em setembro de 2003, porém o seu nome foi mudado para Longline, que seguia o nome TopLine *( vale lembrar que em 2003, a cabine Highline não existia ainda). O modelo vinha com o motor V8 de 580 cavalos é o Opticruise.

O primeiro cliente.

 O primeiro Scania Longline foi entregue a transportadora Chesnier no dia 22 de dezembro de 2003. O modelo era um 164L V8 580 6x2*4.

Entrega do modelo no dia 22 de Dezembro de 2003.


 Não encontramos um número oficial de quantas Longline foram comercializadas, mas, de qualquer forma, o Longline e um Scania raro e é considerado um dos maiores já feito. Será que um dia poderemos ver um novo Longline? Só o tempo vai poder dizer.
Érico Pimenta - Editor-chefe do Midia Truck Brasil.

Postagem Anterior Próxima Postagem