Scania apresenta a nova série L





Modelos da série L são destinado a aplicações urbanas.

Texto de Érico Pimenta. Editor-Chefe do Midia Truck Brasil.

  A Scania apresentou hoje (07/12) os últimos modelos que fecham o ciclo de lançamento da nova geração de caminhões da Scania, a NextGEN. A NextGEN foi apresentada em 2016, primeiramente as series R e S. Já neste ano de 2017 foi a vez do lançamento das series G e P além dos modelos para construção chamados de XT, além do novo motor a Gás (LNG).

 Entre os novos modelos apresentados, está a nova série L, sim, mais uma série para completar a família que ficou S, R, G, P e L. 



 A série L chega com a cabine Low Deck Entry, que na geração passada era utilizada na série G.
Pode dizer-se que a série L é a joia da coroa da nossa oferta urbana, ” declara Henrik Eng, Diretor de Produtos Urbanos da Scania Trucks. “A série L tem precisamente as características exigidas para a distribuição e para aplicações que, mais frequentemente do que se poderia inicialmente pensar, operam sobretudo em meio urbano, com tráfego intenso, onde muitos utilizadores diferentes da estrada têm de partilhar o seu espaço.

  O modelo da série L chegam ao mercado com 3 opções de cabines, L-Cab Day Low (teto baixo), L-Cab Normal (teto normal) e L-Cab Day High (teto alto /  Highline). Já na parte de câmbios, o modelo pode ser equipado com a caixa Opticruise de 8 ou 12 machas ou com uma caixa de velocidades automática Allison.


Apesar das cabines serem semi-leito, elas não têm cama, e no lugar se encontra uma grande porta ferramentas. 
 A motorização do modelo varia de 280 a 360 cv (L280, L320 e L360) todos os motores são de 9 litros Euro6. Já para 2018, o modelo deve recebe o novo motor de 280 cavalos a Gás (LNG Gás natural liquefeito).

 Os modelos da série L podem ter as seguintes configurações de chassi:  4x2, 6x2, 6x4 e 6x2*4 (dois eixos direcionais).

 Segurança para os espaços urbanos

 A série L apresenta diversos dispositivos para aumentar a segurança tanto para o motorista quando para os demais envolta do modelo. Para o motorista, a própria cabine proporciona um embarque e desembarque com uma maior facilidade, primeiro o modelo conta com um único degrau de 79 cm de largura e a porta do modelo e de 91 cm. 


 Com uma porta maior de 91 cm e degrau de 79 cm, o motorista tem facilidade para o embarque e desembarque.
 Ainda para o motorista, o modelo pode ser equipado com o novo freio estacionário eletrônico com o sistema de segurança, no qual ao notar a porta aberta e o caminhão comece a se movimentar, sem o acionamento do acelerador, ele aciona os freios.

 Á série L tem um painel rebaixado, ampliando o campo de visão do motorista, e ainda na porta esquerda existe uma segunda janela ou escotilha / vigia, o que aumenta a visibilidade do motorista. “Para condutores que operam muitas vezes em ambientes urbanos, uma janela na porta proporciona margens de segurança maiores e reduz significativamente os níveis de stress, ” Menciona Henrik Eng. “As soluções que envolvem câmaras e sensores não reduzem de forma alguma a importância de poder ver e mesmo estabelecer contato visual com os outros utilizadores da estrada. Qualquer elemento que ajude a aumentar a visibilidade do condutor poderá ter uma importância decisiva para quem fica preso no trânsito. ”


 A janela pode ser equipada com sistema de aquecimento, evitando que a mesma embase em dias mais frios ou chuvosos. Janela está disponível para as séries L e P
 Com o lançamento da série L e as novas configurações para a série P, a Scania fecha o ciclo de lançamento da NextGEN, agora a mesma deve se focar em lançar os modelos da NextGEN em países fora da Europa. Para o mercado australiano o modelo já está rodando em testes e deve ser apresentado no primeiro semestre de 2018.

Para o nosso Brasil, ainda não se tem alguma data de lançamento do modelo. 


Postagem Anterior Próxima Postagem