Conheça o Man Phoenix, o caminhão que nasceu na pista e foi para estrada.


 Man, completa 100 anos na fabricação de caminhões, é para comemorar esse feito, fui atrás de algumas histórias e acabei achando o Phoenix, ( modelo não oficial ) um modelo que nasceu nas pistas de corridas e foi produzido para as estradas. Entenda como isso aconteceu.

 Em 1988, uma pequena empresa chamada Bickel Tuning.(eles faziam cabines leito para caminhões). Gerd Korber, proprietário da empresa e motorista de caminhão, resolveu construir um caminhão para competir, então ele pegou um MAN série F e usou para ser a base do seu caminhão. Após alguns estudos, ele resolveu fazer o modelo T ou bicudo, porém essa não foi a única novidade do modelo, o caminhão recebeu um motor MAN V10 com 1.350 Cv, refrigeração a água é uma transmissão automática ZF, além disso, ele instalou freios a disco no caminhão, coisa que em sua época, nenhum caminhão tinha freios a disco de série na Europa.





1989, a corrida.


A primeira corrida do Phoenix foi no Reino Unido em 1989, e aquele pequemo mostro amarelo deu um show a parte, e logo assim, todos queriam pilotar um, fazendo assim muitos encomendarem um Phoenix a Korber. O projeto tinha feito um sucesso, e 16 modelos dele foram construindo para corridas, no qual em 1991 o modelo se tornou campeão europeu na classe C. Em meados dos anos 90, Gerd Korber trocou de categoria e mudou para a DAF e o Phoenix foi deixado de lado.



 Das pistas para a estrada.

O Sucesso do Phoenix nas pistas foi grande durante a sua curta carreira, então, assim sendo, uma versão para estrada foi apresentada. O modelo vinha na cor preta com uma Phoenix ( Fênix ) pintada na ponta do capô, porém o modelo tinha um chassi grande e só poderia ser acoplado a carretas pequenas ou especiais, juntando isso ao desinteresse de Gerd a produção por si mesmo foi morrendo.

Não se sabe quantos modelos de fato foram feitos, mas, fica ai uma bela história desse modelo da MAN, que não era oficial, porém bem exótico.


Midia Truck Brasil.  

Postagem Anterior Próxima Postagem