Header Ads

Main

Conheça a história de Chris Blass, o caminhoneiro que não tem os braços



O americano Chris Blass ficou famoso com o vídeo que o mostra dirigindo o seu caminhão

Texto de Érico Rafael Pimenta. Editor-Chefe do Midia Truck Brasil

 Diariamente, milhares de vídeos são postados nas redes sociais e muitos deles conseguem se tornar viral, ou seja, tem muito acesso em pouco tempo. Não fugindo a regra, nas ultimas duas semanas, você deve ter visto o vídeo no qual mostra um motorista de caminhão que não tem os dois braços e para dirigir ele usa próteses adaptadas para dirigir o seu caminhão. Confira o vídeo.




 O vídeo foi postado por Josh Van Beek, que ironicamente encontrou o vídeo e apenas postou, mas acabou descobrindo que o motorista, Chris Blass é na verdade seu tio.

 O vídeo em si chama atenção pela habilidade no qual Chris consegue dirigir o caminhão sem as adaptações que normalmente veículos para PCD (Pessoas com Deficiência), utilizando apenas as suas próteses que substitui os seus braços.


 Além do caminhão, Chris ainda consegue pilotar uma moto e ainda cuida de um rebanho de vacas, ele utiliza o caminhão para transportar a safra que ele mesmo produz em sua fazenda.

 A publicação de Josh alcançou mais de 5 milhões de visitas, 86.000 reações (curtidas) e mais de 2.100 mil comentários.

 Dentro esses comentários, é possível encontrar diversos comentários negativos dizendo que pela deficiência de Chris, o mesmo não poderia dirigir o caminhão, mas a Federal Motor Carrier Safety Administration (FMCSA = A Federal Motor Carrier Safety Administration é uma agência do Departamento de Transportes dos Estados Unidos que regulamenta a indústria de caminhões nos Estados Unidos. A principal missão da FMCSA é reduzir acidentes, ferimentos e mortes envolvendo grandes caminhões e ônibus.) dispõe de um processo no qual, pessoas com deficiência são avaliados e consegue tirar a sua licença para dirigir seja uma moto, carro, caminhão e ônibus.





 Para tirar a habilitação é necessária uma certificação especial chamada Skill Performance Evaluation (SPE). "Ela permite que os motoristas que tenha a ausência de algum membro ou outros problemas passe a dirigir veículos do tipo  CMV (reboques) pelas rodovias se o mesmo tiver usando próteses desenvolvidas para esse fim. O motorista ainda tem que demonstrar a capacidade de dirigir o caminhão com segurança. completando atividades dentro e fora da estrada”. Explica a FMCSA.

 Como podemos notar no vídeo, as próteses que Chris está usando são chamadas de membros "dirigidos pelo corpo" ou "acionados por fio". Essas próteses em particular funcionam fixando um cinto e um cabo em volta do ombro oposto do braço danificado ou ausente. No caso dele, ele tem dois membros motorizados que permitem que ele pegue objetos, movimente as próteses, dirija e cuide de sua fazenda, e crie seu gado.

 A divulgação do vídeo serviu de inspiração e exemplo para muitas pessoas. Provando para muitos que elas podem fazer aquilo que queiram ou sempre sonharam em fazer, não importando as suas limitações físicas.



Tecnologia do Blogger.