Header Ads

Main

Volvo Trucks acusa a Scania por uso indevido de patente



Informação foi veiculada no jornal Göteborgs-Posten

Texto de Érico Rafael Pimenta. Editor-Chefe do Midia Truck Brasil

 A montadora sueca Volvo, acusou formalmente a montadora também sueca Scania por usar patentes de sua propriedade em seus caminhões produzidos a parti de 2014.

 Ainda segundo a reportagem do jornal Göteborgs-Posten, a Volvo descobriu o uso de suas patentes ao realizar testes internos com os modelos da Scania (é comum as montadoras comprar modelos das concorrentes para testar) e ao fazer uma inspeção no modelo da Scania notou-se o uso de componentes patenteado da Volvo. Essas patentes são referente a um sistema de “caixa avançada” menciona o jornal.


 Também foi mencionado que a Volvo Trucks chegou até a Scania para conversar e entender o caso e claro chegar a uma solução porém sem sucesso. Com isso o caso foi levado ao tribunal competente para lidar com a questão.

  Claes Eliasson da Volvo Trucks comenta ao jornal: “Gastamos muito tempo, recursos e dinheiro no desenvolvimento de nossas invenções”.

 No momento ainda não se tem uma ideia de quantos veículos da Scania foram fabricados e equipados com o sistema patenteado pela Volvo, porém estima se em torno de 175 mil caminhões dos 350 mil produzidos a parti de 2014 até 2018.  Caso a Volvo tenha uma vitória no tribunal, a Scania poderia ser condenada em pagar uma multa milionária por usar a patente além de uma taxa por cada caminhão fabricado com tal equipamento.

 Já o site 40ton.net menciona que a patente pode ser referente ao sistema Eco-roll. Ainda segundo a publicação, a patente da Volvo é valida até 2020.

 O Jornal Göteborgs-Posten entrou em contato com a Scania na qual se recusou a comentar o caso.

Para ler a reportagem no jornal, clique aqui.



Tecnologia do Blogger.