Volvo celebra os 25 anos do FH com série especial limitada a 25 unidades

Volvo FH 25 Years - Série limitada. Foto Midia Truck Brasil | Não reproduza a mesma sem autorização


Modelo conta com itens exclusivos no exterior e interior

Texto de Érico Rafael Pimenta. Editor-chefe do Midia Truck Brasil

 Apresentado na Europa em 1993 e eleito como International Truck Of The Year de 1994 (Caminhão internacional do ano), o Volvo FH foi projetado para substituir a série F, que contava por exemplo com o modelo F16 de 470 cavalos, que em sua época era o caminhão mais potente do mundo em produção. Hoje esse título ainda pertence a Volvo com o FH16 de 750 cavalos (modelo que se encontra em operação no Brasil na configuração 8x4 para cargas super dimensionadas). O então novo FH logo se tornou um sucesso e motivo de orgulho para aqueles que trabalharam no desenvolvimento do modelo. “Quando vejo nosso produto de 1993 ainda na estrada hoje, sinto muito orgulho por ter participado dessa jornada fantástica. Nossas metas de vendas ao lançarmos o FH eram de 4 mil caminhões em 1993. Vendemos 40 mil!” Comenta Dan Swenson que trabalhou na equipe de lançamento do FH em 1993 (Volvo FH-Intro Team 1993) e atualmente trabalha como Gerente de eventos e exibições da Volvo (Exhibition & Event Manager).


Primeira geração do Volvo FH no Brasil. Reprodução Volvo Caminhões



 Ainda em 1993 a Volvo Brasil decidiu que traria o FH para o Brasil e assim foi feito. Os modelos na cor vermelha chegaram no Porto de Paranaguá (Foto acima) e as primeiras unidades foram emplacadas em 1994. O motor eletrônico era considerado um grande enigma pelos mecânicos, que não entendiam como um computador poderia substituir uma bomba injetora mecânica. A grande eficiência do sistema, com ganhos em consumo de combustível e manutenção reduzida, mostrou que a eletrônica era um caminho sem volta.

  Outro destaque desta versão era a modernidade da cabine. Desenhada a partir de estudos ergonômicos, trazia conforto incomparável para a época. Foi um fator decisivo em países como o Brasil, cujas rotas longas até hoje implicam em longas jornadas para os motoristas.

 Ainda na cabine, o conceito de “célula de sobrevivência” visava diminuir riscos aos ocupantes em caso de acidentes. Aprovadas em crash-tests nos modernos laboratórios da matriz da Volvo na Suécia, as cabines FH se tornaram referência no mercado. Outro destaque de segurança eram os freios ABS, pela primeira vez oferecidos em caminhões no Brasil.  





25 anos de estrada

 Deste a sua chegada ao Brasil, o Volvo FH pode ser considerado um caminhão em evolução a passos largos, bem largos. A série especial e limitada em 25 unidades é a mesma que foi apresentada na Europa. “No Brasil é uma série bem limitada, com poucas unidades. Nossa intenção é prestar uma homenagem aos clientes que fizeram do FH um diferencial em suas frotas, sempre buscando o que há de melhor em tecnologia, segurança e imagem”, assegura Alcides Cavalcanti, gerente comercial de caminhões da Volvo.

 As 25 unidades limitadas foram oferecidas pelas concessionarias a clientes que tem uma relação com o FH, não necessariamente os maiores compradores da marca ou frotistas, mas clientes que apostam no FH deste a sua primeira geração.

Raio-X da série limitada Volvo FH 25 Anos (FH 25 Years 1993-2018)

Exterior

Cor Vermelha Perolizada;

Faixas decorativas nas cores prata e laranja formando o numero 25;

Maçaneta na cor da cabine Vermelha Perolizada;

Suporte dos retrovisores na cor da cabine;

Emblema Volvo FH 25 Years na porta do modelo;

Letreiro Volvo FH 25 Years no teto do modelo;

Defletores laterais, de teto e saias laterais também na cor da cabine.


Faixa decorativos da série comemorativa. Detalhe para a maçaneta na cor da cabine. Reprodução Volvo

Letreiro com a arte FH 25 Years Edition. Detalhe para o suporte do retrovisor também na cor da cabine. Reprodução Volvo

Emblema na porta abaixo da maçaneta. Reprodução Volvo
Defletores laterais (carenagem) também estão presentes no modelo. Reprodução Volvo

Interior

Detalhes em laranja;

Faixa laranja refletiva na porta;

Barra de suporte na cor laranja;

Bancos em tecido e couro com costura laranja e logo Volvo FH 25 Years,

Cinto de segurança com faixa laranja;

Volante em couro com costura em laranja;

Tapetes com detalhes laranja;

Manopla do I-Shift com detalhe laranja;

Cobertor e cortina temáticos exclusivos;

Cama com detalhe laranja;

Kit primeiro socorros;

Central multimídia de 7 polegadas touchscreen;

Emblema Volvo 25 Years no compartimento superior;

Escotilha do teto solar com acionamento elétrico;

Geladeira. 

Faixa refletiva em laranja abaixo do foro da porta e suporte para subir e descer da cabine em laranja. Reprodução Volvo

Interior do modelo. Nota-se os detalhes em laranja. A foto mostra o Volvo FH16 na cor Cinza, porém a série especial para o Brasil tem todos os detalhes da europeia. Reprodução Volvo
Emblema comemorativo também é encontrado dentro do modelo. Reprodução Volvo
Tapetes ganha a logo 25. Reprodução Volvo
Segurança sem igual

 Fazendo jus ao legado de segurança do FH, os veículos da série comemorativa trazem itens avançados. “A Série 25 anos tem controle eletrônico de estabilidade, sensor de mudança de faixa, sensor de ponto cego, piloto automático inteligente (anticolisão), sensor de chuva, freios eletrônicos a disco além, é claro, de airbag e freios ABS, nos quais o FH foi pioneiro no mercado nacional”, declara Ricardo Tomasi, engenheiro de vendas da Volvo.

 Na parte mecânica, a série 25 anos está disponível nas versões 6x2, com motor de 460 cv / 2300 Nm e 6x4, com motor 540 cv / 2600 Nm.

Séries especial Volvo, oferecidas mundialmente

 Como muitos já devem ter notado, as séries especiais, comemorativas ou limitadas como acham melhor chamar, são a nível mundial, ou seja, elas são apresentadas ao mercado Europeu e algumas chegam ao nosso mercado. Daniel Mello, Gerente de Marketing da Volvo menciona: “Quando a Volvo apresenta uma série especial na Europa, os outros mercados escolhem se vão trazer a série para os seus respectivos mercado. A série comemorativa dos 25 anos do Volvo FH também vai ser ofertada no Peru e Chile, já a Argentina optou em não oferecer”.

 No ano passado a Volvo durante a Fenatran lançou a Perfomance Edition em duas cores, Azul e Prata. Ambas celebram os 90 anos da Volvo. A série foi ofertada em diversos mercado da Volvo no mundo, como Japão, Dinamarca, Austrália, Argentina e demais países

O Midia Truck Brasil foi até a fábrica da Volvo Caminhões em Curitiba (PR) conhecer a nova série comemorativa a convite da montadora. 



Postagem Anterior Próxima Postagem