Primeiro caminhão “autônomo” sem cabine para motorista tem seu preço divulgado



 Einride T-Pod pode ser alugado por mês  

 

 O Einride T-Pod é um caminhão sem cabine desenvolvido pela Einride junto a Nvidia Drive, sim a mesma empresa que faz placa de vídeos para computadores. O modelo que gera certa controvérsia deste a sua apresentação entrou agora na fase de reservas, com os primeiros modelos entregues já em 2021.  

 

 Para fazer a reserva do modelo, é necessário dar uma entrada de 1.500,00 mil dólares (cerca de R$ 8.368,50 na cotação realizada no dia 13/10), no entanto, quando a reserva for confirmada, e necessário fazer mais um pagamento de 8.500,00 mil dólares (cerca de R$ 47.421,50 na cotação realizada no dia 13/10). 





 Apesar dos valores da reserva, o modelo não será vendido, mas sim alugado, e a empresa oferece 4 planos de aluguel, sendo o mais barato por 18 mil dólares ao mês e o mais caro por 22,500 mil dólares por mês.  

 

 De acordo com as informações publicadas pela Einride em seu site, os planos estão de acordo com a rota e velocidade, e o valor também está incluindo a montadora de uma central de controle, já que apesar do modelo não ter cabine para o motorista, ele é dirigido a distância usando um setup de volante e pedais semelhante a usados para jogar simuladores como Euro Truck Simulador 2 por exemplo.  


Centro de comando dos caminhões T-Pod. Divulgação T-Pod

 Os modelos entregues tem chassi de 7 metros e capacidade de carga de 26 toneladas na configuração de 3 eixos. Os modelos padrão devem acomodar 15 paletes do padrão europeu. Quanto ao motor elétrico deve ter alcance de até 200 quilômetros. Quanto aos motoristas, a empresa está treinando ex-caminhoneiros, pessoas que tem conhecimento em veículos de grande porte. Os primeiros motoristas já estão sendo treinado.  

 

 Os primeiros clientes a operar os modelos T-Pod será a empresa sueca Sucursal, a produtora de alimentos Oatly, e as fabricantes de pneus Bridgestone e Michelin.  


Texto de Érico Rafael Pimenta, com informações de 40ton.net  


Postagem Anterior Próxima Postagem