Mulheres caminhoneiras: Noruega registra aumento de 18%



Aumento mostra a força das mulheres no setor de transportes  


 Com o passar dos anos, e ainda bem que isso vem acontecendo, cada vez é mais comum vermos mulheres caminhoneiras, mas não apenas caminhoneiras mas como motoristas de ônibus, sendo coletivo ou rodoviário por exemplo, e esse movimento não é apenas no Brasil, mas ao redor do mundo.  

 

 Quando olhamos os dados a nível global, o aumento de mulheres caminhoneiras é baixo, mas alguns países tem conseguido aumentar consideravelmente a participação das mulheres no setor, como na Noruega. 





 Os dados mostram que entre 2016 a 2019 houve um aumento de 18,3% de emissão de carteiras categoria C para mulheres, e a categoria C + E foi de 16,2% já quando olhamos para o mesmo período, os dados mostram uma diminuição de 6,7% na emissão de carteiras para homens.  

 

 Apesar do aumento, a participação das mulheres ainda é relativamente baixa. Atualmente na Noruega 21.750 homens tem a carteira C + E e apenas 1.262 mulheres tem a carteira C + E, ou seja, a diferença ainda é gigante. 


Caminhoneiras Youtubers, uma forma de incentivo   


  Com o avanço e popularização da internet, hoje muitos caminhoneiros e caminhoneiras mostram o seu dia-a-dia nas estradas, o que pode incentivar muitos que não tem um parente caminhoneiro a entrar na profissão. Entre os destaques está a caminhoneira Polonesa Iwona Blecharczyk. A caminhoneira foi uma das 20 mulheres de 18 países que foram homenageadas pela Barbie Shero 2019. Deste 2015 a Barbie Shero (nome que faz uma junção com os nomes she e heroShe = ela. Hero = Herói) chegou a sua quinta edição no qual coincide com os 60 anos da boneca Barbie. 


Iwona Blecharczyk, caminhoneira polonesa. Foto: Rede Social de Iwona

 Já neste ano de 2020,  Iwona lançou o seu livro contando parte da sua história, de como uma modelo que chegou a participar de concursos de Miss se tornou caminhoneira. O livro que tem 300 páginas não tem previsão para tradução em Português.   


Você pode seguir a Iwona e acompanhar o seu dia-a-dia pelas redes sociais 


Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCP5R-AsfGO0qo6xkeGp5W4A 


Montadoras também faz sua parte   

 

 A Scania na Argentina lançará no próximo dia 13 a sua segunda edição do projeto “Conductoras” no qual irá dar todo o treinamento para 12 caminhoneiras.  Você pode ler sobre o projeto abaixo.  


Texto de Érico Rafael Pimenta.  

Editor-chefe do Midia Truck Brasil 


Postagem Anterior Próxima Postagem