Shell qualifica soluções BASF para a purificação de hidrogênio verde

O Puristar® R0-20 é um catalisador resistente, versátil e de confiança que se destaca na remoção de traços de oxigênio do fluxo de hidrogênio após eletrólise. Foto: Shell

A purificação do hidrogênio verde é uma etapa crítica necessária para o processamento, transporte e utilização do hidrogênio como fonte de energia ou matéria-prima química


  A BASF trabalhou com a Shell para avaliar e reduzir riscos na produção de hidrogênio verde com o uso do Puristar® R0-20 e da Tecnologia de Adsorção Sorbead®. As duas tecnologias purificam e desidratam o fluxo de hidrogênio do produto a partir do processo de eletrólise da água, que pode então ser utilizado para a liquefação e transporte, como uma fonte de energia ou matéria-prima química. As tecnologias Puristar e Sorbead estão agora no portfólio da Shell para uso potencial nos projetos globais de hidrogênio verde da multinacional.
 
 O fluxo de hidrogênio, produto da eletrólise da água, contém água e oxigênio remanescente, que são impurezas que precisam ser removidas antes do processamento ou utilização do hidrogênio a jusante. Primeiro, o catalisador Puristar R0-20 remove o oxigênio convertendo-o em água na Unidade DeOxo. Após a etapa DeOxo, a Tecnologia de Adsorção Sorbead é utilizada para desidratar o hidrogênio. Após a purificação, o hidrogênio pode ser usado como fonte de energia ou matéria-prima química. Através das recentes atividades piloto e Pesquisa e Desenvolvimento, a BASF criou uma nova ferramenta de design DeOxo que se concentrou especificamente na otimização de unidades DeOxo operando a jusante de um eletrolítico. Esta nova ferramenta de modelagem permite o design de recipientes DeOxo menores, proporcionando benefícios CapEx e OpEx para o projeto.




 O catalisador altamente eficiente Puristar R0-20 opera a baixas temperaturas e com um conteúdo mínimo de metal precioso no catalisador. Além disso, a Adsorção Sorbead da BASF oferece várias vantagens para aplicações de hidrogênio verde, incluindo uma pegada de energia mínima em comparação com materiais alternativos, confiabilidade, operação simples, alta capacidade de água e temperaturas de regeneração mais baixas em comparação com alumina ativada ou peneiras moleculares. Os clientes também se beneficiam de uma vida útil longa, flexibilidade operacional e gás de acordo com as especificações na inicialização.

"A BASF compartilha a ambição da Shell de trabalhar em prol de zerar as emissões líquidas no futuro. O hidrogênio verde é um componente importante para atingir este objetivo e para a eliminação de risco com Puristar R0-20 e Tecnologia de Adsorção Sorbead para os projetos da Shell nos apoiarão nesse caminho", afirma Detlef Ruff, Vice-Presidente Sênior, Catalisadores de Processos da BASF.

 



Sobre a Divisão de Catalisadores da BASF

 A divisão de Catalisadores da BASF é a fornecedora líder mundial de catalisadores ambientais e de processo. O grupo oferece conhecimento específico excepcional no desenvolvimento de tecnologias que protegem o ar que respiramos, produz os combustíveis que alimentam o mundo e garante a produção eficiente de uma grande variedade de químicos, plásticos e outros produtos, inclusive materiais avançados de bateria. Aproveitando a nossa liderança na indústria nas plataformas de P&D, a paixão pela inovação e conhecimento profundo de metais preciosos e de base, a divisão de Catalisadores da BASF desenvolve soluções exclusivas que impulsionam o sucesso do cliente. 

Sobre a BASF

 Na BASF, criamos química para um futuro sustentável. Combinamos sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social. Os mais de 117.000 colaboradores do Grupo BASF trabalham para contribuir para o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e em quase todos os países do mundo. Nosso portfólio é organizado em seis segmentos: Químicos, Materiais, Soluções para Indústria, Tecnologias de Superfície, Nutrição & Cuidados Pessoais e Soluções para Agricultura. A BASF gerou vendas de 59 bilhões de euros em 2019. As ações da BASF são comercializadas na bolsa de valores de Frankfurt (BAS) e como American Depositary Receipts (BASFY) nos Estados Unidos.

Postagem Anterior Próxima Postagem