Mercedes-Benz e Einstein levam atendimento médico gratuito a motoristas em Rio Verde, no interior de Goiás

Profissionais do Einstein realizam consultas e exames que buscam promover a saúde dos profissionais do volante, visando especialmente a redução de riscos cardiovasculares


 O projeto #UnindoForças, ação que oferece atendimento médico e vacinas a comunidades carentes e a motoristas nas estradas, de forma colaborativa entre a Mercedes-Benz e diversos parceiros, chega a Rio Verde, no interior de Goiás. Até 11 de setembro, a carreta destinada ao Einstein estará estacionada na unidade do Sest Senat naquela cidade, de segunda a sexta-feira, realizando atendimento gratuito a motoristas que estejam realizando cursos e treinamentos na entidade.
 
A expectativa é de que entre 40 e 50 motoristas sejam atendidos diariamente, passando pela triagem para medição de altura, peso, sinais vitais, temperatura, eletrocardiograma e exames laboratoriais. Todo o corpo clínico da unidade – enfermeiros, técnicos de enfermagem e analistas de laboratório – é do Einstein. Após a divulgação dos resultados da triagem, os motoristas são encaminhados para uma sala, onde passam por consulta, de forma virtual, com um clínico geral ou cardiologista.




VEJA MAIS:
 
 A carreta de 72m² e 15m de comprimento é puxada pelo Mercedes-Benz Actros e conta com dois consultórios para avaliação, salas de triagem, coleta de exames, laboratório e tomografia computadorizada. Essa parceria entre Mercedes-Benz e Einstein teve início em Itabira (MG) e depois seguiu para a fábrica da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo para o atendimento aos caminhoneiros que circulam na entrega ou retirada de cargas na empresa.
 
Apoio ao SUS para tomografias
 
 Além dos motoristas, esta Unidade Móvel de Saúde também vai atender pacientes locais que precisam realizar tomografias sem uso de contraste, de acordo com a fila do SUS (Sistema Único de Saúde). Serão realizadas 24 tomografias por dia e a indicação dos pacientes será feita pela Secretária Municipal de Saúde, com objetivo de acelerar a fila de espera.
 
Mais de 440.000 atendimentos em um ano do projeto
 
 No primeiro ano de intensas ações e atividades do projeto #UnindoForças, completado no último mês de março, a iniciativa acumulou resultados expressivos. Até junho deste ano, mais de 507.000 procedimentos foram realizados para mais de 241.000 pacientes e aplicação de 80.000 vacinas. O projeto já chegou a mais de 60 cidades dos quatro cantos do País. No total, as 8 carretas e os 2 ônibus já rodaram mais de 30.000 km.  
 


 De acordo com Kathrin Pfeffer, CFO da Mercedes-Benz América Latina e uma das madrinhas do projeto #UnindoForças, o êxito e a continuidade do projeto antes, durante e depois da pandemia mostram sua relevância tanto na proposta social de dar suporte às demandas de saúde em diferentes regiões, quanto no fortalecimento de parcerias que promovem a transformação da sociedade. “Nossa Empresa acredita que unir forças é o caminho mais eficiente de promover o desenvolvimento social. Além de ser um projeto com o pilar responsabilidade social dos princípios ESG que seguimos globalmente no grupo Daimler Truck, ele reforça a contribuição da empresa com o desenvolvimento da sociedade em que está inserida. Tenho ainda mais orgulho por ser um projeto que é fruto das iniciativas dos nossos próprios colaboradores, inseridas em um trabalho multifuncional focado em inovação, disrupção e novos negócios”, conclui a executiva.
 
Aporte de 4,5 milhões de euros do governo alemão via DEG
 
 O grande impulso financeiro do projeto #UnindoForças veio do governo alemão, que contribuiu com 4,5 milhões de euros para a construção das Unidades Móveis de Saúde e de Vacinação e aquisição de equipamentos médicos. Essa participação é viabilizada pelo Ministério Federal de Cooperação e Desenvolvimento Econômico da Alemanha.
 
 O investimento foi realizado pela DEG, subsidiária da KfW Bankengruppe, um dos bancos de fomento líderes e mais experientes do mundo. Entre diversas ações globais, destina recursos a programas de países emergentes e em desenvolvimento com foco em questões sociais, ambientais e econômicas.
 
 A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK São Paulo) deu apoio importante na aproximação com o governo alemão. Essa tradicional instituição representa oficialmente a economia alemã no Brasil, atuando como base para o fortalecimento e a diversificação dos negócios de seus associados, na atração de investimentos para o Brasil, na ampliação do comércio bilateral e na cooperação entre os países.
 
 Além da idealização e gerenciamento do projeto, a Mercedes-Benz do Brasil contribui com o fornecimento dos caminhões e ônibus da marca para a mobilidade das Unidades Móveis de Saúde e de Vacinação, além de motoristas e recursos internos para administração do projeto. Isso totaliza cerca de 1 milhão de euros em horas de trabalho para a Companhia.



 
Sobre os parceiros do projeto das Unidades Móveis de Saúde
 
 DEG e KfW – A DEG é subsidiária da KfW Bankengruppe, um dos principais e mais experientes bancos de desenvolvimento do mundo, que contribui para os três pilares da sustentabilidade: a atividade econômica, o meio ambiente e a coesão social. Fundado em 1948 como uma instituição pública, o KfW pertence hoje à República Federal da Alemanha (80%) e aos estados federados (20%). O KfW é um dos maiores bancos alemães e capta os recursos para suas atividades de desenvolvimento quase exclusivamente nos mercados de capitais internacionais.
 
 Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK São Paulo) -Instituição que representa oficialmente a economia alemã no Brasil, atuando como base para o fortalecimento e a diversificação dos negócios de seus associados, atraindo investimentos para o País e expandindo o comércio bilateral e a cooperação entre países.
 
 Suas atividades englobam eventos, seminários e congressos sobre temas factuais e de interesse, rodadas de negócios, suporte a delegações, assim como o apoio com informações estratégicas, econômicas e institucionais. A mesma importância tem o apoio aos negócios de seus associados, assim como a ampliação estratégica de suas atividades nas áreas de formação profissional, inovação, inclusão, mineração, meio ambiente, energia e eficiência energética.
 
 A AHK São Paulo congrega 800 associados, entre empresas de capital ou de know-how alemão instaladas no Brasil e companhias brasileiras e alemãs voltadas ao comércio exterior, que, juntas, representam cerca de 10% do PIB industrial brasileiro. Por meio da Câmara, os associados se beneficiam de uma rede de mais de 140 câmaras alemãs espalhadas em 92 países.
 
Sobre a Mercedes-Benz do Brasil
 
 Presente no País há 65 anos, a Mercedes-Benz do Brasil é a maior fabricante e exportadora de caminhões e ônibus da América Latina. É também líder no desenvolvimento de tecnologias para o transporte de cargas e de passageiros. A Empresa possui unidades de produção de caminhões, de chassis de ônibus e de agregados em São Bernardo do Campo (SP) e de cabinas de caminhões em Juiz de Fora (MG), além da unidade de Peças e Serviços ao Cliente, Logística de Peças e Global Training em Campinas (SP). Em 2018, a Companhia inaugurou a primeira linha de caminhões no conceito 4.0 do País e lançou seu Campo de Provas, o maior do hemisfério sul para veículos comerciais. Em 2019, em segunda fase da Indústria 4.0, a Empresa iniciou as operações em uma nova linha de cabinas e lançou o Novo Actros, caminhão mais inteligente, conectado, eficiente e seguro do País. Em 2020, foi a vez de inaugurar a fábrica 4.0 de chassis de ônibus. Em 2021, foi apresentado o primeiro veículo elétrico da Mercedes-Benz no Brasil - o chassi de ônibus urbano eO500U, além de mais lançamentos, como o extrapesado Arocs, caminhão destinado à mineração e construção civil pesada. Dando continuidade aos investimentos, a Empresa está implementando aporte de R$ 2,4 bilhões entre 2018 e 2022 no Brasil.

Postagem Anterior Próxima Postagem