Bolhas nos pneus: como evitar e o que fazer quando elas surgirem

Manter a calibragem em dia e ter cuidado ao guiar reduz os riscos desta avaria

 Enfim chegou o momento de pegar a estrada e curtir o verão com a família, mas antes disto, é imprescindível avaliar o estado geral do veículo e todos os seus componentes, especialmente, os pneus. Este é o momento que demanda mais cuidados do condutor na hora de avaliar o estado de conservação do veículo, e este item, os pneus, são fundamentais quando o assunto é segurança e conforto. Além de avaliar o nível de desgaste da banda de rodagem é necessário observar se existem avarias, como por exemplo, bolhas nas laterais do pneu.

 As bolhas podem surgir em qualquer momento da vida do pneu, e são geradas pela ruptura e/ou afrouxamento das lonas têxteis (carcaça – estrutura do pneu) devido a impacto acidental sofrido pelo conjunto pneu e roda contra obstáculos presentes na via. Não existe reparo que mantenha a integridade do produto, recomendando-se a troca imediata após avaliação de um técnico especializado, pois este dano compromete a funcionalidade, bem como a segurança dos ocupantes do veículo com pneu nesta condição.



VEJA MAIS:



 Nestes casos, os consumidores que optam pela compra de pneus das marcas Dunlop e Falken de aros 15 ou maiores, de modelos definidos conforme regulamento, possuem uma vantagem, já que as bolhas nas laterais estão entre as avarias cobertas pelo programa Garantia Mais, que se diferencia por cobrir danos acidentais, desde que o evento se enquadre dentro das regras do programa disponível no link: https://www.dunloppneus.com.br/garantia.

O que causa e como evitar bolhas

 Na impossibilidade de se desviar de algum obstáculo, evite passar com o volante virado para reduzir as chances de impactos na lateral do pneu, recomenda-se que passe em baixa velocidade, e se for necessário frear para reduzir a velocidade, solte o freio alguns metros antes de atingir este obstáculo, pois a suspensão do veículo voltará ao seu curso normal e ajudará a reduzir o impacto.

 A situação é agravada se a calibragem do pneu estiver incorreta, divergente do recomendado pelo fabricante do veículo, pois a deformação na lateral do pneu será ainda maior, e quando ele precisar lidar com estas situações de impactos, realizando a absorção da energia, não conseguirá efetuar de maneira eficiente e poderá ocasionar o dano, conforme explicado anteriormente.



 Erros durante o processo de montagem ocasionado por montagem inadequada, ausência de treinamento do profissional, equipamento incorreto e falta de lubrificação dos pneus nas rodas são as principais causas que também podem causar bolhas, pois pode ocorrer um corte na borda do talão do pneu, e este corte faz com que haja a entrada de ar entre a carcaça e a borracha da lateral do produto.

 Outro fator importante é ficar atento à calibragem dos pneus. Além de causar o desgaste irregular na banda de rodagem, pneus com a pressão abaixo do recomendado estão mais suscetíveis ao aparecimento de bolhas causadas por impactos. Lembre-se ainda que o cuidado deve ser maior se o veículo usar pneus com o perfil baixo, pois como sua estrutura lateral é mais rígida, dificultando assim a dissipação da energia durante o impacto.

 “Mesmo uma pessoa cuidadosa ao dirigir e atenta a manutenção de seu veículo e dos pneus está sujeita a passar por um buraco e observar o aparecimento de bolhas nas laterais do pneu. Por isso, é importante seguir as recomendações indicadas e em casos de avarias acidentais. Para os clientes Dunlop, que compram pneus participantes da Garantia Mais, de acordo com o regulamento da promoção, vão desfrutar de um benefício adicional, que traz segurança e conforto para nossos clientes, ainda mais nesta época do ano em que muitas pessoas viajam e a temperatura do asfalto é maior e notamos mais buracos, devido à época de chuvas”, explica Rodrigo Alonso, diretor de vendas e marketing da Dunlop.

 Caso note a presença de bolhas no pneu do veículo, faça a substituição imediata do produto danificado para sua segurança em lojas especializadas.


Postagem Anterior Próxima Postagem