Mercedes-Benz amplia foco do Movimento A Voz Delas também para mulheres do setor de ônibus

Movimento “A Voz Delas” realizou várias atividades na fábrica da Empresa, em São Bernardo do Campo, para comunicar essa novidade e homenagear cerca de 50 motoristas pelo Dia Internacional da Mulher

 A Mercedes-Benz do Brasil, por meio do Movimento a Voz Delas, está ampliando seu olhar para as mulheres que atuam no segmento de transporte de cargas e passa, a partir de agora, a intensificar suas ações de engajamento pela causa de igualdade de condições de trabalho também para as motoristas de ônibus.



VEJA MAIS:

 O Movimento A Voz Delas foi criado em 2019 pela Mercedes-Benz com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da participação das mulheres no transporte como forma de empoderamento e equidade de gênero.

 Curt Axthelm, gerente sênior de Marketing de Produto e Comunicação Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, afirma que, neste primeiro momento, o Movimento está aprofundando conhecimentos sobre condições e demandas das mulheres no transporte urbano e rodoviário de passageiros. “Vamos ouvir motoristas, executivas e empresárias para conhecer as características e os desafios de suas operações, as oportunidades de melhoria e, principalmente, qual a participação das mulheres em suas atividades”, informa o executivo. “Queremos conhecer os problemas de infraestrutura e operação para as motoristas, tanto nas estradas, quanto nas paradas e trajetos do transporte urbano, assim como as questões de assédio e machismo em suas rotinas de trabalho. Depois, o Movimento irá buscar soluções, sensibilizando para isso todos aqueles que atuam no transporte, incentivando a participação do maior número de parceiros”.

 Ebru Semizer, gerente sênior de Marketing Comunicação & Inteligência de Mercado Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil, também reforçou a importância da chegada das mulheres do setor de ônibus a essa iniciativa da marca. “Assim como o Movimento a Voz Delas vem trabalhando pelas caminhoneiras, precisamos viabilizar um ambiente seguro e respeitoso também para as motoristas de ônibus”, comentou.

 Para marcar a ampliação da atuação do movimento pela causa de igualdade de gênero, a Mercedes-Benz lança uma campanha chamada Nossa Jornada – Homenagem do Movimento A Voz Delas às Motoristas de Caminhões, Ônibus e Cristais, que ressalta toda a jornada que o A Voz Delas percorreu junto às empresas parceiras e estas mulheres do transporte desde o início até agora. “Chegamos até aqui, mas a caminhada não para. Cada um com uma jornada diferente, mas que formam partes que se completam em busca do mesmo objetivo”, destaca a executiva.



O dia Internacional da Mulher

 Para celebrar o dia Internacional da Mulher, a Mercedes-Benz, por meio do Movimento a Voz Delas, promoveu um evento que reuniu 50 mulheres motoristas de caminhão e de ônibus em sua fábrica de São Bernardo do Campo. O grupo conheceu as modernas linhas 4.0 de produção de caminhões e de chassis de ônibus, assistiram à palestras e compartilharam suas experiências profissionais.

 A atração do encontro foi o Actros 2651 Estrela Delas, mais uma iniciativa desse movimento, que recebeu itens exclusivos de design e configuração, tanto na cabina quanto no chassi do caminhão. Dessa forma, atende a sugestões captadas numa pesquisa com caminhoneiras e cristais (esposas dos motoristas), realizada pela Empresa a fim de verificar qual o caminhão ideal paras as mulheres nas estradas. Além de conhecer cada detalhe do Actros Estrela Delas, as visitantes puderam registrar aquele momento com fotos junto a um tótem temático.

 Durante o encontro, o Consórcio Mercedes-Benz apresentou detalhes de uma condição especial para mulheres do transporte que estará disponível durante todo o mês de março. Já o Banco Mercedes-Benz ofereceu um seguro específico para que as mulheres protejam seu patrimônio. Essas promoções estão sendo divulgadas nas redes sociais da Mercedes-Benz, do Banco e do Consórcio.

Conhecimento e dicas de saúde

 A parte da tarde foi reservada a palestras. Kathrin Pfeffer, vice-presidente de Finanças & Controlling da Mercedes-Benz para o Brasil e a América Latina, representou a presença da mulher no board da Companhia. No Brasil desde 1998, Kathrin defende que um ambiente composto por pessoas com diferentes bagagens e pensamentos plurais é estratégico para os negócios e benéfico para a sociedade. A Empresa mantém um Comitê de Diversidade desde 2018 para promover um ambiente profissional cada vez mais inclusivo e Kathrin tem sido uma das vozes mais atuantes desse posicionamento. Diversidade é um tema fundamental para a Mercedes-Benz e isso vai além do cumprimento da legislação. Trata-se de um movimento que vem mobilizando as pessoas e ganhando cada vez mais relevância dentro da Empresa. 

 Saúde bucal e saúde capilar também foram temas de apresentações de especialistas, seguidas de bate papo. No encerramento do evento teve ainda sorteio de dois cursos de especialização para motoristas, ministrados pela FABET, e distribuição de brindes criados para este evento, como um esmalte da cor do Actros Estrela Delas e um spray capilar.

Este dia especial está registrado no Instagram de Caminhões e de Ônibus Mercedes-Benz e no site do Movimento A Voz Delas, ampliando o alcance dessa homenagem às mulheres.



Movimento busca mobilizar empresas, instituições e outros parceiros

 O Movimento A Voz Delas teve início em 2019, com uma reforma de banheiros em um posto de combustível em Cachoeira Alta, no interior de Goiás. Era o primeiro passo de uma longa jornada.

 De lá para cá, diversas ações foram realizadas, como rodas de conversas, programas, ações de estrada pelo País em postos de combustível, engajamento de empresas do setor e também a transformação de sonhos em realidade, com a promoção “Na direção dos seus sonhos”, na qual 30 mulheres ganharam a troca de categoria das habilitações profissionais combinado a cursos de formação, permitindo assim o início de uma nova fase em suas vidas.

 Na última Fenatran, além de ações de conhecimento e conteúdo durante a semana, foi apresentado o Actros Estrela Delas, um caminhão que teve a participação de centenas de mulheres durante o processo de criação, foi desenhado e fabricado por elas e para elas, com uma série de customizações que o transformaram em um caminhão exclusivo no mundo.

 Neste ano, o Movimento estará ainda mais próximo das mulheres, com a Caravana do Actros Estrela Delas indo para as estradas, oferecendo conteúdo importante durante o ano e fazendo a diferença na transformação do setor do transporte.

 “Evoluir sempre é uma forma natural de amplificar a voz delas para que sejam mais escutadas, valorizadas e reconhecidas. No futuro, pretendemos ampliar ainda mais nossa causa para sociedade por meio de iniciativas de parceria com órgãos governamentais e ONGs de ações sociais, para assim ganharmos mais interlocutores e endosso de formadores de opinião e sociedade em geral”, conclui Ebru Semizer.


Postagem Anterior Próxima Postagem