Suspensys inaugura unidade de produção dedicada para tecnologias de eletromobilidade

Investimento insere a empresa em um segmento de atuação inédito na América Latina

 A Suspensys, uma das principais fabricantes globais de sistemas de eixos e suspensões para veículos comerciais, inaugura uma nova fase em sua trajetória de evolução e crescimento. Com a presença de autoridades, lideranças das Empresas Randon e de parceiros, foi apresentada nesta quarta-feira, 12 de abril, a unidade de produção dedicada para tecnologias de eletromobilidade, instalada na sede da empresa, em Caxias do Sul (RS).



 Empreendimento inédito na América Latina para o segmento de produtos eletrificados voltados ao transporte, a Suspensys E-Mobility é uma fábrica estruturada que insere a empresa em um novo segmento: de montagem e produção de baterias. Por meio de projetos próprios, a unidade é capacitada para atender veículos leves, comerciais, implementos agrícolas, além de outras aplicações industriais, com possibilidades diversas de manufatura e destinação adequada dos componentes produzidos. A planta também recebe toda estrutura de fabricação do e-Sys, inovador sistema de tração auxiliar elétrico desenvolvido e comercializado pela empresa.

Com investimento total de R$ 60 milhões, a nova fábrica conta com tecnologia de ponta na linha de produção, automação no processo fabril e dispositivos de alta segurança especiais, como um sistema de prevenção de incêndios que utiliza uma substância à base de sal básico ao invés da água no combate ao fogo. A e-plant funciona em área isolada do restante da fábrica da Suspensys, que mantém as linhas dos demais produtos em eixos e suspensões do portfólio da empresa. “Da forma como estruturamos essa planta, poderemos atender todos os estilos de clientes, como montadoras e fabricantes de veículos, inclusive com projetos customizados de eletrônica e gestão do funcionamento das baterias”, explica o Diretor de Suspensões e Eletromobilidade das Empresas Randon e diretor da Suspensys, Eduardo Dalla Nora. 



 Outra vantagem do investimento é a agilidade no tempo de desenvolvimento de projetos em relação à concorrência, por ser uma fábrica nacional com recursos e tecnologia próprios. “Temos muito orgulho deste projeto, que é 100% uma realização da nossa engenharia brasileira, com recursos nacionais, tanto do ponto de vista material como de equipes multidisciplinares de profissionais envolvidos”, destaca o diretor-superintendente da vertical de negócios Autopeças das Empresas Randon, Ricardo Escoboza.

 A inauguração concretiza a estruturação da planta, que já vinha funcionando em etapas experimentais no decorrer do segundo semestre de 2022, com o início da fabricação e comercialização do sistema e-Sys. Na Suspensys E-Mobility também há uma área preparada para a instalação do sistema auxiliar nos implementos rodoviários do modelo Hybrid R da Randon que saem de fábrica com o componente, e ainda para adaptação de implementos e ônibus que recebem o conjunto depois de fabricados. Como sinal da aceitação do mercado pela tecnologia inovadora, a projeção da empresa é acelerar a produção do e-Sys, atingindo até quatro sistemas por dia.


Postagem Anterior Próxima Postagem