Linha Volksbus chega aos 30 anos: das primeiras vendas ao sucesso atual

 Na esteira das comemorações de 30 anos da família Volksbus, a Volkswagen Caminhões e Ônibus relembra essa trajetória, que começou com apenas um modelo, o VW 16.180 CO em 1993, e hoje já chega a mais de 50 variações. No mesmo ano em que lançou seu primeiro chassis, a VWCO já alcançou sua vice-liderança histórica, posto que ocupa até hoje. Iniciava-se assim uma nova era para o transporte de passageiros na América Latina, com vários capítulos de sucessos e muita evolução.



 A primeira venda de um chassi de ônibus VW foi realizada para a Real Auto Ônibus, empresa que opera ônibus municipais na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Alguns anos depois, com o lançamento do modelo VW 18.310 OT, foi realizada a primeira grande venda de ônibus rodoviário para a Viação Pluma, que fazia uma rota bem interessante, de Curitiba (PR) para as Cordilheiras dos Andes, percorrendo sete países da América do Sul.

 E o sucesso da linha continua até os dias atuais, agora com os recém-lançados modelos de ônibus Volkswagen. O novo portfólio já soma vendas de mais de 500 chassis para clientes em busca de suas vantagens operacionais, como a economia de combustível de até 5% e também o conforto superior para motorista e passageiros.

 Quem viveu essa história desde o início, também celebra suas evoluções é Antonio Cammarosano, executivo da marca que trabalhou por 23 anos com a linha de ônibus VW. Começando como consultor de Vendas e em 2007 se tornou diretor de Vendas de Caminhões e Ônibus: “Desde 1996 acompanho a trajetória da família Volksbus e suas conquistas durante as três décadas. Conquistamos o mercado de ônibus e a confiança dos clientes em nossos produtos”, comenta o atual diretor de Serviços e Pós-Vendas da marca.

 Ele complementa: “Fomos pioneiros em realizar serviços na garagem do cliente e ter um monitor de pós-vendas de ônibus para melhorar a performance dos nossos produtos. Inovamos oferecendo produto com o capô do motor dianteiro que diminuiu significativamente o calor e o ruído. Foram com essas e outras inovações que a marca segue conquistando clientes no Brasil, América Latina, Ásia, África e Oriente Médio”.



 Outro importante marco na história da linha Volksbus é o primeiro lote vendido para o Caminho da Escola, programa do Governo Federal, em 2009, com 2.200 unidades do modelo VW 15.190 VE-03R. Hoje com 15 anos de participação, a Volkswagen Caminhões e Ônibus já atingiu a marca de mais de 27 mil ônibus Volksbus fornecidos para o programa. A VWCO segue líder no fornecimento de veículos ao Caminho da Escola, garantindo o transporte de mais de 34 milhões de estudantes em todo o Brasil.

 A lista de sucessos não para por aí. São mais de 175 mil chassis produzidos desde o lançamento da linha Volksbus em 1993. Cada um à sua maneira encantou os clientes, seguindo o conceito sob medida da VWCO, seja com o produto ou no atendimento, sempre pautados por soluções de eficiência, conforto, tecnologia e segurança. 

 Andre Bogdan, supervisor de Engenharia da montadora, é também protagonista dessa história, tendo ajudado a construir muitos dos primeiros protótipos desses campeões de vendas no mercado. "Volksbus é sinônimo de orgulho nacional. Nosso desenvolvimento de todos os chassis de ônibus é local, em Resende, 100% efetuado por profissionais brasileiros. Isso resulta em produtos que nascem de acordo com as necessidades e aplicações específicas de cada um dos nossos clientes", enfatiza.


Postagem Anterior Próxima Postagem