Renault vai converter caminhões a diesel usados em elétricos na Europa

A ideia e ofertar caminhões mais baratos e sustentáveis

 A Renault Trucks, montadora que faz parte do grupo Volvo, está planejando a conversão de caminhões usados a diesel para modelos "novos" elétricos. De certa forma, a montadora tem sido exemplo na "reciclagem" de caminhões usados, já que ao lado de sua fabrica, existe uma linha segundaria no qual caminhões usados da montadora passam por uma restauração e ate ganham uma serie especial chamada RED, mas agora ela quer passar a fazer isso para modelos elétricos. 



 Para iniciar o projeto, a Renault Trucks estabeleceu uma parceria com a empresa francesa Novum Tech, especializada na venda de sistemas elétricos para   veículos originalmente a diesel ou gasolina. 

 O modelo escolhido para o piloto foi um Renault modelo D de 12 toneladas. Anteriormente, o modelo havia sido entregado a um cliente por meio de uma assinatura, mas agora, com o fim da mesma, ele foi devolvido e enviado a fabrica da montadora em Lyon onde foram retirados o motor, tanque de diesel, tanque de Arla 32 e caixa de macha além de outros itens, e logo após foi instalado um motor elétrico junto a uma "caixa de macha" como também um novo eixo para o motor. O modelo recebeu baterias de 210 KWh o que pode dar uma autonomia de 150 a 200 quilômetros.

 Com a conversão, o modelo recebeu uma nova homologação e agora e reconhecido como um modelo elétrico, dando acesso a centros e zonas verdes empregadas e alguns centros urbanos. Como operação teste, o modelo vai rodar no centro de Paris, França, e caso tudo ocorra dentro do esperado, a Renault deve oferecer tal serviço para demais clientes, claro que incialmente para modelos de até 12 toneladas.

Economia circular 

 A Renault tem trabalhado bastante em sua economia circular, que basicamente é um conceito que associa desenvolvimento econômico a um melhor uso de recursos naturais, e no caso das montadoras, otimização nos processos de fabricação com menor dependência de matéria-prima, já que ao converter um caminhão que foi a diesel um dia, ela não precisa fabricar uma nova cabine, chassi e outros componentes, podendo usar os mesmo. 

 No final o cliente também ganha com uma opção mais barata, que pode deixar os caminhões elétricos mais acessíveis e aumentar o interesse de pequenas transportadoras. 

Com informações de 40Tons.net





O MIDIA TRUCK BRASIL ESTÁ NO YOUTUBE

Confira o nosso último vídeo sobre o SCANIA 500R SUPER



Postagem Anterior Próxima Postagem