Caminhoneiras tem sido apontadas como uma das soluções para a falta de motoristas.Divulgação: Imagem gerada por Inteligencia Artificial | Microsoft Bing |
Ideia é conter a falta de motoristas
Assim como os Estados Unidos, a Europa vem sofrendo com a falta da mão de obra qualificada no setor de transportes, em especialmente a falta de motoristas e não é de agora que as empresas tem tentado encontrar soluções.
VEJA MAIS:
- Diversidade no Transporte Rodoviário de Cargas: apesar da melhora, mulheres ainda têm pouco destaque
O jornal local, "The Times of India" noticiou que a transportadora dinamarquesa, Baton Transport, está fazendo recrutamento de mulheres caminhoneiras na Índia, oferecendo contratos de dois anos para atual no transporte internacional de carga. A empresa, que tem a ideia como um piloto, deve contratar inicialmente 25 mulheres e se tudo der certo, o projeto vai abrir mais vagas para mais mulheres. A empresa pode contratar até 800 novos motoristas em 5 anos, em sua maioria, mulheres.
De acordo com "The Times of India", as mulheres devem ter concluído o ensino fundamental e ter pleno conhecimento no idioma inglês, entretanto não precisam ter experiencia como caminhoneiras na Índia, já que a empresa tem como ideia pegar as mulheres sem experiencia e formar elas para se tornarem caminhoneiras. A empresa ainda vai oferecer um salario de 150 mil Rúpias indianas, algo em torno de 8.800,00 mil reais em conversão direta. As mulheres também poderiam contar com um cartão de residente, que lhes permitiria trazer as suas famílias para a Europa. Embora tenha sido imediatamente estipulado que os dias de folga do trabalho poderiam ser passados na estrada, em pernoite organizado pela empresa.
Em conversa com o jornal local, a Baton Transport menciona que já havia um programa de contratação de motoristas homens na Índia, porém, ainda sim não conseguia suprir a necessidade, então, a saída mais logica e contratar mulheres sem experiencia, dar o treinamento e formar as caminhoneiras, já que para as mulheres é uma oportunidade de carreira além de quem muitas já tem tal vontade.