PubliRandon

Mercedes-Benz elétrico começa a circular em São Caetano do Sul, em São Paulo


Modelo foi desenvolvido e produzido pela Mercedes-Benz do Brasil para a realidade do transporte coletivo urbano do País

 É da marca Mercedes-Benz o primeiro ônibus elétrico demonstrado no transporte público de São Caetano do Sul, no ABC Paulista, o modelo eO500U a baterias. A novidade foi apresentada na quinta-feira, 13 de junho, pelo prefeito José Auricchio Júnior. O veículo já começou a ser utilizado na Linha 03 - Circular Barcelona, sendo operado pela empresa concessionária VIPE (Viação Padre Eustáquio).





VEJA MAIS:

 
 De acordo com a Prefeitura Municipal, esta é a primeira etapa do processo de eletrificação da frota de ônibus municipais, que receberá mais veículos em breve. Atualmente, são 57 unidades, todos os demais a diesel. “Esta é uma experiência inédita na sustentabilidade, que trará ainda mais qualidade e modernidade à mobilidade urbana de São Caetano e, consequentemente, para o Programa Tarifa Zero”, destaca José Auricchio Júnior.

 “A estreia do nosso ônibus elétrico urbano em São Caetano do Sul tem um significado especial para a nossa Empresa, que tem suas raízes e matriz no ABC Paulista, onde produz caminhões e chassis de ônibus há mais de 67 anos”, destaca Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Mais uma vez, estamos ajudando a construir a história da região, marcando presença na mobilidade urbana de uma cidade que é amplamente reconhecida pelo excelente padrão de qualidade de vida. E que, agora, ganha um novo impulso no transporte público pela chegada de um veículo ambientalmente sustentável, com emissões zero na atmosfera e excelente nível de conforto e segurança para os passageiros”.

 Totalmente desenvolvido e produzido no Brasil, o Mercedes-Benz eO500U, ônibus elétrico urbano a baterias, já é uma realidade na produção e nas vendas no País. “Até dezembro do ano passado, produzimos 50 unidades do modelo para a cidade de São Paulo e, este ano, as entregas continuam. Ou seja, nosso ônibus elétrico está cada dia mais presente nas vias e no sistema de transporte coletivo urbano da capital paulista, que é referência para outras metrópoles”, afirma Walter Barbosa.

Sintonia com os pilares ESG e a descarbonização do transporte


 “É muito significativo expandir a presença da marca em eletromobilidade na Grande São Paulo, região que utiliza fortemente os ônibus em seu sistema de transporte coletivo. Isso reafirma o compromisso da Mercedes-Benz de buscar soluções de descarbonização no transporte, contribuindo para a melhor qualidade do ar e a preservação ambiental”.

 De acordo com o executivo, veículos elétricos são sinônimos de transporte sustentável e já fazem parte do portfólio mundial multissoluções da marca para o mercado. “Nosso eO500U está neste portfólio, sendo protagonista para a Daimler Buses no Brasil e na América Latina. Os benefícios para a sociedade são inquestionáveis: zero emissão de carbono, zero poluição do ar, totalmente silencioso e com menores custos durante todo o ciclo de vida do veículo”, ressalta Walter Barbosa. “Com este produto, nossa operação brasileira segue alinhada à estratégia global da Daimler Truck de práticas de ESG, reafirmando seu compromisso com a mobilidade sustentável e com a descarbonização”.

eO500U assegura eficiência tecnológica e econômica


 “O eO500U é uma solução que reforça o compromisso da Mercedes-Benz em oferecer uma alternativa sustentável para a mobilidade urbana. É também um produto focado na eficiência tecnológica e econômica para as empresas de ônibus e gestores do transporte coletivo”, diz Curt Axthelm, gerente de Marketing e Produto Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.




 Esse chassi da linha O 500 é um modelo Padron 4x2 de piso baixo, para carroçarias de até 13,2 metros. Entre seus diferenciais está a autonomia de 250 km, a maior entre os ônibus elétricos no País. E também a maior capacidade de transporte de passageiros do segmento.

 O sistema de recarga de baterias é do tipo plug-in, mesmo padrão tecnológico utilizado pela Daimler Buses em seus ônibus elétricos, levando até três horas para a recarga completa. A nova geração de baterias NMC3 é a mesma utilizada nos ônibus Mercedes-Benz eCitaro na Europa.

 O eO500U traz para o motorista e o usuário uma experiência única, com uma condução suave, muito confortável e totalmente silenciosa. O conceito eletroeletrônico do veículo brasileiro segue parâmetros do ônibus integral eCitaro da Daimler Buses. Isso engloba baterias, direção elétrica, motores elétricos, eixos e outros itens.

Suporte e serviços especializados em eletromobilidade


 Como sempre acontece, a Mercedes-Benz oferece suporte a todos que fazem parte do ecossistema da eletromobilidade, especialmente nessa transição do motor diesel para a tração elétrica. Para isso, a Empresa conta com a equipe de eMobility, que centraliza todas as ações ligadas ao novo produto e ao novo segmento de mercado. Ela oferece apoio a clientes, motoristas, profissionais de oficina, gestores do transporte público, concessionários da marca, encarroçadores e demais parceiros.

 Mais do que lançar um novo produto, o chassi de ônibus elétrico representa um novo passo da Mercedes-Benz do Brasil na direção de um ecossistema que inclui também serviços exclusivos e dedicados aos veículos elétricos. A gama de serviços inclui uma consultoria especializada às empresas de ônibus e aos gestores do transporte coletivo urbano no que se refere ao funcionamento do veículo, infraestrutura de abastecimento de energia e de recarga das baterias e gestão de frota com ônibus elétricos. Além disso, os concessionários da marca são treinados e têm estrutura preparada para o atendimento especializado a clientes de ônibus elétricos.

Postagem Anterior Próxima Postagem