Viação Águia Branca transportou mais de 7 milhões de passageiros e aumentou sua demanda interestadual em 2025

Ônibus da Viação Águia Branca
Divulgação: Águia Branca

Ano foi marcado por fortalecimento de rotas, reforço de viagens extras e avanço nos principais eixos de conexão do país

 A Viação Águia Branca, empresa de transporte rodoviário de passageiros do Grupo Águia Branca, encerrou 2025 com desempenho expressivo na operação interestadual. Ao longo do ano, a companhia embarcou e desembarcou mais de 7 milhões de passageiros nos nove estados em que atua, impulsionada pela abertura de novas linhas, pelo reforço de ônibus extras em períodos de alta demanda e pela intensificação do fluxo entre capitais, grandes centros urbanos e cidades do interior.






 As linhas inauguradas a partir de dezembro de 2024 fortaleceram a operação ao longo de 2025, ampliando a presença da Águia Branca nas regiões Sudeste, Nordeste e parte do Sul. Entre os novos trechos, destacam-se rotas como Aracaju (SE) × Rio de Janeiro (RJ), Aracaju (SE) × Vitória (ES), Feira de Santana (BA) × Macaé (RJ), Petrolina (PE) × Aracaju (SE), Rio de Janeiro (RJ) × Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ) × Governador Valadares (MG), Rio de Janeiro (RJ) × Ipatinga (MG), Rio de Janeiro (RJ) × Coronel Fabriciano (MG), São Paulo (SP) × Ipatinga (MG), São Paulo (SP) × Governador Valadares (MG), entre outras.

 Com o aumento do número de passageiros, a empresa também intensificou a operação de viagens extras, especialmente em feriados prolongados e durante as férias escolares. Vitória (ES), principal origem da companhia, registrou 3.527 ônibus extras, um aumento de 10% em relação às viagens regulares saindo da capital capixaba, e 7.419 viagens adicionais, considerando ida e volta.

 Os mercados de São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ) também apresentaram alta demanda. Em São Paulo, foram 2.808 ônibus extras, crescimento de 17% em relação às viagens normais e 10% no número de passageiros transportados, acima de 2024, impulsionado por turismo, shows e deslocamentos corporativos. No Rio de Janeiro, houve 2.438 viagens extras, com crescimento de 12% frente a 2024, e mais de 46 mil viagens durante todo o ano passado, impulsionado pelas novas conexões a partir da capital fluminense para destinos em Minas Gerais, Bahia e Paraná. Somente nesses dois eixos, mais de 1 milhão de passageiros foram transportados em 2025.

A força nos eixos regionais


 Na sequência, Salvador (BA) e Aracaju (SE) mantiveram a tendência de crescimento. Municípios de médio porte como Governador Valadares (MG), Aracruz, Linhares e São Mateus (ES) e Teixeira de Freitas (BA) também registraram avanços, reforçando a capilaridade da operação. Considerando os 15 principais destinos (entre capitais e centros urbanos), a companhia transportou mais de 3,5 milhões de passageiros em 2025.

 Ao todo, os principais centros analisados somaram mais de 77 mil viagens partindo de Vitória; cerca de 46 mil do Rio de Janeiro; 38 mil de São Paulo; e 29,5 mil de Salvador, que embarcou mais de 334,7 mil passageiros ao longo do ano.

Paula Barcellos CEO da Viação Águia Branca
Paula Barcellos, CEO da Viação Águia Branca. Divulgação: Águia Branca

 Na avaliação da CEO da Viação Águia Branca, Paula Barcellos, os números refletem uma evolução do setor e o papel estratégico do modal rodoviário no país. “2025 mostrou, com muita clareza, a força do ônibus como um serviço que conecta pessoas, regiões e oportunidades. Crescemos porque ampliamos rotas, reforçamos a oferta quando a demanda aumenta e seguimos atentos ao comportamento do passageiro. Para nós, eficiência operacional e cuidado com a experiência caminham juntos: mais opções de destinos e horários, conforto e qualidade em cada etapa da jornada”, afirma a executiva.

Principais destinos por origem (2025)


 Como parte do acompanhamento das tendências de deslocamento, a Águia Branca mapeou os trajetos com maior procura a partir de suas principais origens:

  • Vitória (ES): Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Salvador (BA), Teixeira de Freitas (BA) e Governador Valadares (MG).
  • Rio de Janeiro (RJ): Vitória (ES), Vila Velha (ES), Salvador (BA), Governador Valadares (MG) e Muriaé (MG).
  • São Paulo (SP): Governador Valadares (MG), Ipatinga (MG), Vitória da Conquista (BA), Vitória (ES) e Linhares (ES).
  • Salvador (BA): Vitória (ES), Rio de Janeiro (RJ), Aracaju (SE) e cidades do Sul da Bahia.
  • Aracaju (SE): Rio de Janeiro (RJ), Petrolina (PE), Feira de Santana (BA) e Salvador (BA).
  • Governador Valadares (MG): Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Vitória (ES).

Postagem Anterior Próxima Postagem