Scania realiza a entrega dos primeiros caminhões a GNV/Biometano do Brasil

Scania R410 6x2 GNV da RN Express. Foto Scania Brasil 



Os primeiros modelos entregue são quatro R410 6x2 

Texto de Érico Rafael Pimenta. Editor-chefe do Midia Truck Brasil  

 A Scania, líder na transição para um transporte sustentável, coloca o seu nome mais uma vez na história da indústria automobilística a entregar as 4 primeiras unidades do pesado R410 movido 100% a gás natural veicular (GNV) e/ou biometano. As quatro primeiras unidades foram entregues para a RN Express e Jomed LOG, onde cada uma recebeu 2 unidades.  

Modelos entregues a Jomed LOG. Foto Scania Brasil 

Este momento é de grande alegria para a Scania no Brasil e no mundo. Celebrar a entrega dos primeiros caminhões a gás comprova que estamos no caminho certo liderando a mudança para um sistema de transporte mais sustentável”, afirma Silvio Munhoz, diretor comercial da Scania no Brasil. “A Scania, a RN Express e a Jomed LOG entram juntas para a história comprovando que estão, de fato, contribuindo para a redução das emissões de CO2 no planeta. Temos certeza que estas duas transportadoras e seus embarcadores servirão de modelos para outras empresas. 

 A RN Express foi a primeira transportadora no Brasil a fazer a compra do modelo a GNV ainda na Fenatran 2019, onde os modelos a GNV (Gás Natural Veicular) e um a GNL (Gás Natural Liquefeito) foram apresentados. Os dois modelos adquiridos pela RN Express vão fazer a rota São Paulo-Rio de Janeiro onde estarão fazendo o transporte da empresa francesa L´Oréal. A empresa ainda atende os clientes Nespresso, Samsung, HP, Nestlé, Starbucks e outros. Da mesma forma, a Jomed LOG comprou seus dois modelos no Salão Internacional do Transporte, e que vão transferir cargas para a L’Oréal em rota similar. 




Entrega no dia 26 de maio na Codema de Guarulhos 

 A rede de concessionárias Scania está sendo preparada para dar todo o apoio aos caminhões a gás. Não são necessárias grandes mudanças nas Casas para receber os veículos mais sustentáveis. Dentre os itens obrigatórios estão boxes, ferramentas e check-list especiais, que serão implementados ao longo dos próximos meses. 

Tanques de armazenamento do GNV. Os mesmo são de alta resistência e aprovados pelo Inmetro. Foto Scania Brasil 

 A Codema de Guarulhos está pronta para atender os caminhões. No último dia 26 de maio foi feita a entrega presencial dos modelos para a RN e a Jomed. “Foi sem dúvida um momento histórico para a Scania e a Codema. Fazer a cerimônia de entrega, durante o período da quarentena do coronavírus, foi um desafio que contou com a máxima segurança. Os caminhões precisam rodar para cumprir os acordos e os clientes não viam a hora de ter esses modelos mais sustentáveis circulando pelas estradas”, diz Eronildo Santos, diretor-geral das casas cativas da Scania, formadas pelas concessionárias Codema (SP e MG), Cavese (SC) e Suvesa (RS). “Daremos todo o suporte para a operação dos clientes. Vamos garantir a manutenção em dia e a disponibilidade da frota.” 

 O R 410 está equipado com as mais modernas tecnologias do mercado presentes na Nova Geração da Scania, que iniciou as suas vendas em fevereiro de 2019. Além do pacote de conectividade para tornar a operação ainda mais rentável, treinar os motoristas e ajudar os clientes na gestão mais assertiva e econômica dos veículos. As empresas escolheram o Pacote Desempenho para usufruírem do mais completo benefício dos Serviços Conectados Scania. O Desempenho, que oferece um custo muito competitivo no mercado, permite acompanhamento em tempo real tanto do veículo como da forma de condução, individualmente, e garante um retorno imediato do investimento. Os Serviços Conectados Scania são uma maneira inteligente de fazer a gestão da frota e primordialmente controlar os custos operacionais.  

 Os inéditos caminhões pesados Scania movidos a gás natural veicular (GNV) e/ou biometano são vocacionados para médias e longas distâncias. Seus motores são Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) e construídos para ser 100% a gás e biometano, ou usando uma mistura de ambos. Os motores não são convertidos do diesel para o gás, têm garantia de fábrica e tecnologia confiável, com desempenho consistente e força semelhante ao caminhão a diesel. Além de serem 20% mais silenciosos. 


Postagem Anterior Próxima Postagem