About Me


IV Seminário de Infraestrutura de Transporte Ferroviário discute perspectivas e potencial de crescimento do setor

Metro em Belo Horizonte. Divulgação CBTU


Promovido pela Fiesp e pela AEAMESP, o seminário integra a agenda da 26° Semana de Tecnologia Metroferroviária e contará com a participação de representantes de órgãos governamentais e de entidades do setor 

 No dia 03 de setembro, a partir das 14h, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), em parceria com a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP), irá promover a quarta edição do Seminário de Infraestrutura de Transporte e Ferroviário. Com o tema “Nos trilhos do desenvolvimento”, o evento será online e discutirá as perspectivas e o potencial de crescimento do setor ferroviário no país por meio de novos projetos, bem como a implantação de novas tecnologias no transporte de carga. 

 Coordenado por Vicente Abate, Presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), constam no programa as participações de outros nomes, como Carlos Cavalcanti, Vice-presidente da FIESP e Diretor Titular do Departamento de Infraestrutura (DEINFRA); Luís Felipe Valerim, Diretor Adjunto do DEINFRA/FIESP; e Pedro Machado, Conselheiro da AEAMESP, além de Martha Seillier, Secretária Especial do PPI. 



 Estão confirmados, ainda, Douglas Goetten, Diretor Comercial da Brado Logística, para tratar dos investimentos em transporte ferroviário de contêineres; e Diogo Piloni, Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, que abordará os projetos ferroviários para o Porto de Santos de acordo com o PDZ (Plano de Desenvolvimento e Zoneamento). O encerramento será conduzido pela presidente da AEAMESP, a engenheira Silvia Cristina Silva. 

 Vale destacar que o IV Seminário de Infraestrutura de Transporte e Ferroviário integra a programação da 26° Semana de Tecnologia Metroferroviária, evento promovido anualmente pela AEAMESP. Marcado para acontecer de 01 a 04 de setembro de 2020, 26ª edição da STMF marcará também a celebração do aniversário de 30 anos da entidade. 

 Em decorrência da pandemia da Covid-19, a Semana será, pela primeira vez, totalmente virtual e gratuita. Para participar, basta inscrever-se no site: http://www.aeamesp.org.br/inscricao/26STMF 

Sobre a AEAMESP 

 A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP), fundada em 14 de setembro de 1990‏, é uma entidade de fins não econômicos que agrega engenheiros, arquitetos, geólogos e outros profissionais de nível superior, devidamente registrados nos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (CREAs) e nos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo (CAUs). 

 A AEAMESP realiza anualmente, na cidade de São Paulo, a Semana de Tecnologia Metroferroviária, desenvolve ações de natureza técnica, tecnológica e com entes federativos no âmbito municipal, estadual e federal, visando o fortalecimento do setor e promove atividades esportivas, recreativas e sociais. 

Sobre a Fiesp 

 A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) é a maior entidade de classe da indústria brasileira. Representa cerca de 130 mil indústrias de diversos setores, de todos os portes e das mais diferentes cadeias produtivas, distribuídas em 131 sindicatos patronais. 

 Principal interlocutora do setor produtivo e um dos maiores símbolos da indústria, a entidade atua de forma a fortalecer o parque industrial brasileiro, aumentar a competitividade e respeitar o meio ambiente, promovendo o desenvolvimento da economia nacional e da sociedade como um todo. 

 Seu Departamento de Infraestrutura (Deinfra) tem como objetivo promover a competitividade da indústria nacional. Para isso, articula com entidades e associações nacionais e internacionais nas questões estratégicas dos setores de energia, logística e transportes, telecomunicações e saneamento básico. 

 No setor de logística e transportes, o Departamento de Infraestrutura da Fiesp realiza estudos técnicos, operacionais e projeções econômicas para melhoraria da infraestrutura logística; participa de audiências e consultas públicas das agências reguladoras do setor de transportes e logística; analisa modelos de concessão e dos processos de revisão tarifária; estuda e acompanha os programas de investimentos estratégicos do setor; e formula políticas públicas para a melhoria da competitividade, expansão da cobertura e incremento da qualidade dos serviços prestados. 

Postar um comentário

0 Comentários