FPT Industrial e UNIFEI impulsionam inovação em biocombustíveis

Parceria da marca do Iveco Group com a Universidade Federal de Itajubá testou motor FPT N67 Dual-Fuel off-road com o uso de biocombustíveis associados ao diesel

 Na vanguarda em tecnologias para a energia do futuro, a FPT Industrial promove o desenvolvimento de novos combustíveis em parceria com a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Nos últimos nove meses, um projeto realizado com o Instituto de Engenharia Mecânica da UNIFEI permitiu a aplicação de biocombustíveis em um motor FPT N67 Dual-Fuel utilizando a matriz energética brasileira.

 A motorização, na configuração off-road, para tratores agrícolas, foi submetida a testes em regimes estacionários com o uso de biocombustíveis como HVO, diesel de cana-de-açúcar, hidrogênio, gás natural, biogás e etanol, combinados ao diesel, buscando aumentar a eficiência e reduzir as emissões, apresentando alternativas para um futuro mais verde.




VEJA MAIS:


 A análise e os resultados do projeto serão apresentados nesta sexta-feira (9), durante a inauguração do “Laboratório de ensaios em motores de combustão interna com novos biocombustíveis (HVO, H2 e GNR)” em Itajubá, com a presença da Engenharia da FPT Industrial.

 A combustão dual-fuel com biocombustíveis é uma tecnologia com grande potencial para elevar a eficiência global de motores diesel. Os benefícios são alcançados por meio das diferentes reatividades dos combustíveis ou reduzindo as emissões de CO2, substituindo parcialmente um combustível fóssil por um renovável.

 Diretor de Engenharia da FPT Industrial, Alexandre Xavier, afirma que os testes em bancada permitiram a análise experimental considerando as vantagens competitivas em bioenergia do Brasil. A parceria com a UNIFEI também possibilitou o desenvolvimento da calibração do motor dual-fuel, bem como uma análise técnica de viabilidade da aplicação da tecnologia.




 “O Brasil apresenta grande potencial e vantagens energéticas associadas ao uso do gás natural e biocombustíveis. A FPT Industrial incentiva o desenvolvimento de tecnologias para utilização de biocombustíveis em todos os segmentos em que atua, viabilizando a sua introdução na cadeia da mobilidade”, comenta Xavier.

PESQUISA E INOVAÇÃO PARA O PROGRAMA ROTA 2030

 A parceria com a marca do Iveco Group também colaborou para a pesquisa e inovação da UNIFEI como parte do Programa Rota 2030 e abre caminho para o desenvolvimento de novos testes. Para o coordenador geral do projeto, prof. Dr. Christian Coronado, a iniciativa é sem precedentes. A parceria com a FPT Industrial, ressalta, foi fundamental para a instituição obter investimentos para o novo laboratório.

 “O projeto aprovado permitiu investimentos em equipamentos e infraestrutura para o Laboratório de Máquinas Térmicas. Também permitiu a formação de alunos, em bolsas de pesquisa para a UNIFEI e bolsas de estudo de incentivo à inovação”, afirma Coronado.

 O diretor do Instituto de Engenharia Mecânica da UNIFEI, prof. Dr. Luis Fernando Flores, ressalta a importância de iniciativas como essa para a universidade. “Como consequência deste grande investimento e modernização do laboratório, nossos discentes estão recebendo uma formação atualizada na área de motores, abrindo espaço para novas pesquisas e trabalhos de conclusão de curso”.

Postagem Anterior Próxima Postagem