Terceiro trimestre tem alta nos roubos e furtos de veículos pesados e cargas

Tendência é de alta. Com a Black Friday a chegada das festas de fim de ano, o consumo e a circulação de mercadorias aumentam e chamam ainda mais atenção das quadrilhas

 Os roubos e furtos de veículos pesados e de cargas aumentaram 10,46% e 22,91%, respectivamente, no terceiro trimestre deste ano, na comparação com o trimestre anterior. Os dados são do Grupo Tracker, maior empresa de rastreamento e localização de veículos do país. Entre os estados com elevação mais expressiva nas ocorrências envolvendo caminhões estão Rio Grande do Sul (176,61%), Minas Gerais (108,35%), Rio de Janeiro (52,51%), São Paulo (31,44%) e Paraná (30,40%).

Com a queda nas vendas dos caminhões novos, houve uma valorização dos seminovos e, consequentemente, no custo de manutenção e reposição de peças dos usados. Os números indicam claramente que este cenário não tende a mudar e a projeção é de crescimento, analisa o coordenador do Comando de Operações do Grupo Tracker, Vitor Corrêa.



VEJA MAIS:


 Já no segmento carga o destaque foi Minas Gerais, com alta de 60,46% nos eventos. “Entre as mais visadas pelos bandidos estão produtos alimentícios, cigarros, eletrônicos, bebidas, têxtil, medicamentos e perfumaria”, afirma o executivo. Segundo Corrêa, “os veículos que fazem entregas porta a porta em comércios e residências – grande parte deles utilitários de pequeno e médio porte – são os alvos mais buscados pelas quadrilhas. No momento do delivery, os bandidos rendem o motorista, tomam posse do veículo e transbordam a carga rapidamente, o abandonando em seguida”. O crescimento de vendas do e-commerce também tem uma participação nestes números, com a popularização das entregas rápidas naturalmente também aumenta o número de exposição de veículos de transporte de cargas.

 "O investimento em tecnologias de monitoramento e rastreamento de veículos de transporte de cargas, e das próprias mercadorias em si, tornou-se imprescindível. A prevenção, o treinamento e a conscientização de todos os envolvidos no processo são ações essenciais para as empresas do setor. Postos autorizados, rotas proibidas, restrições de horário, dicas para o embarque e o desembarque no veículo, a correta inserção das “iscas” de rastreamento nas cargas e o sigilo das informações são fatores que podem fazer toda a diferença contra o crime ou até mesmo na localização de uma mercadoria roubada”, explica o diretor Comercial do Grupo Tracker, Rodrigo Abbud.



 Para coibir a ação das quadrilhas especializadas em roubo e furto de caminhões e utilitários, o Grupo Tracker possui um exclusivo sistema de ativação do rastreador via radiofrequência (RF), no exato momento em que um inibidor de sinal (jammer) é acionado próximo a ele. Desta forma, o dispositivo também atua como um sinalizador de que o veículo e/ou o carregamento estão em potencial perigo. Este recurso permite ao Comando de Operações da empresa iniciar o processo de rastreio simultaneamente à ação dos bandidos, o que aumenta de maneira considerável as chances de recuperação do patrimônio. Mais da metade dos veículos pesados que a companhia localiza é graças a esse Sistema Inteligente de Detecção de Jammers.

 Outra tecnologia que é considerada um diferencial do Grupo Tracker é a rede móvel integrada de antenas, formada por equipamentos e rastreadores que podem se comunicar entre si. “Cada dispositivo rastreador também exerce função de antena móvel, ampliando a área de cobertura de escuta e captação de sinal, em situações de rastreio. Além da vasta cobertura de antenas fixas por todo o país, a empresa ainda conta com mais de 10 mil antenas móveis de ativação e escuta, espalhadas pelo território nacional, que cresce dia após dia”, finaliza Abbud.

 O Grupo Tracker está no Brasil há mais de 20 anos e contabiliza mais de 56 mil recuperações, evitando um prejuízo de cerca de R$ 4,7 bilhões. Está presente em 13 países dos continentes americanos e europeu. Atua à frente dos segmentos de transporte e logística, segurador, construção civil, agronegócio e varejo. A tecnologia utilizada nos rastreadores da companhia é a Radiofrequência, considerada a melhor solução para roubo e furto e é imune à ação de inibidores de sinais - jammers. Também comercializa produtos baseados no GPS/GPRS e LBS, indicados para monitoramento e gestão de frotas.


Postagem Anterior Próxima Postagem