Dunlop valoriza segurança em ações com colaboradores

Empresa prioriza treinamentos e capacitação para evitar acidentes de trabalho

 Segurança é a palavra-chave nas operações da fábrica da Sumitomo Rubber do Brasil, em Fazenda Rio Grande, no Paraná. Detentora das marcas Dunlop, Falken e Sumitomo no país, a empresa preza pela segurança de suas atividades e desenvolve diversas ações ao longo do ano para engajar a equipe.

 Prioridade da área de recursos humanos, o tema segurança está sempre em alta entre os mais de 1.600 colaboradores dos diversos setores da companhia, seja na parte operacional ou no departamento administrativo.



 Exemplo deste trabalho é a já tradicional Olimpíada de Segurança, que teve sua 5ª edição realização em 2022 e contou com representantes de todas as áreas da empresa. Em grupos, os colaboradores participaram de atividades que mostraram a importância da segurança para todos e ao final houve um time vencedor, e não um único funcionário como nas outras edições da Olimpíada. A ideia foi de passar a mensagem da importância do trabalho em equipe e que o comportamento seguro de cada um, garante a segurança de todos também.

 Já em abril, foi realizado o mês da segurança que contou com ações que abordaram a prevenção de acidentes no ambiente de trabalho. Neste contexto, o time de Segurança desenvolveu o Programa Comportamento Seguro. O ponto de partida deste programa foi a criação das regras de ouro que direcionam a conduta segura a ser adotada por todo colaborador da Sumitomo Rubber do Brasil. A violação dessas regras eleva o risco de acidentes graves ou fatais, por isso elas devem ser respeitadas integralmente e são inegociáveis independente do cenário ou circunstância.

De fácil compreensão, as regras de ouro têm apenas 04 pontos a serem seguidos:

1 - Parar, chamar e esperar (caso tenha dúvida na realização de qualquer atividade);

2 - Não colocar qualquer parte do corpo nas partes móveis das máquinas;

3 - Não operar equipamentos móveis e máquinas sem ter recebido os devidos treinamentos;

4 - Não executar atividades críticas sem estar treinado ou autorizado. Atividades como: Espaço Confinado, Trabalho em Altura (acima de 2m), Trabalho a Quente, Trabalho com Radiação e Eletricidade, é obrigatório a emissão de Permissão Específica, documento que autoriza a execução da atividade.

 Ainda no âmbito da prioridade em segurança, a companhia realizou também o simulado de abandono e emergência, em agosto, para capacitar as equipes e manter os colaboradores treinados em casos de necessidade.

 “Todas as nossas ações são pensadas e estruturadas para proporcionar o máximo de segurança possível aos nossos colaboradores. Tanto que nossos resultados são positivos e estamos sempre em busca de aperfeiçoamento”, diz Rafael Janiski, Gerente de GA (General Affairs) e HSE (Health, Safety & Environment).


Postagem Anterior Próxima Postagem