Vendas de caminhões caem no Brasil, México e Estados Unidos

Scania no mercado mexicana. Foto: Scania Mexico

No Brasil, entrada do Euro6 afetou a produção de novos caminhões

 O ano de 2023, entrou com algumas novidades, dentre elas no Brasil, a nova norma de emissões de poluentes, o Proconve P8 ou Euro 6, mesmo padrão adotado no mercado europeu.

 De acordo com a ANFAVEA, a produção de autoveículos (automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus) em janeiro de 2023 foi de 152,7 mil unidades, 5% a mais que no mesmo mês do ano anterior, entretanto, se pegamos a produção de caminhões de forma isolada e comparação com dezembro, a queda foi de 16,2%.




VEJA MAIS:

 Em janeiro de 2023, de acordo com a ANFAVEA foram produzidas 10,5 mil unidades, contra 12,5 mil unidades em dezembro de 2022.

México segue semelhante ao Brasil

 No México as vendas de modo geral subiram, mas quando comparado o mês de janeiro de 2023 com dezembro de 2022 vemos um cenário semelhante ao mercado brasileiro. No mercado mexicano, de acordo com a ANPACT (Asociación Nacional de Productores de Autobuses Caminhoes y Tractocaminioes) a quebra foi de 26.5%.

Tio Sam com problemas maiores ainda

 Por fim, no mercado americano, o mercado vê a suas vendas com baixas pelo quarto mês consecutivo. A FTR relatou 21,6 mil unidades de caminhões pesados vendidos (Class 8), entretanto esse número representa uma queda de 25% em relação a dezembro de 2022.

 Para Eric Starks, presidente do conselho da FTR, "os pedidos permanecem acima dos níveis de demanda, porém abaixo da atividade de produção".

 Como um todo, o ano de 2022 no mercado norte americano registrou um aumento expressivo em setembro, porém de outubro a dezembro as vendas foram caindo.

 Ainda de acordo com FTR, o segundo semestre de 2023 não deve trazer melhorias, já que há receios de uma recessão econômica por parte dos grandes frotistas.

Postagem Anterior Próxima Postagem