Transgabardo emite nota oficial sobre a BYD e os novos contratos para transporte dos carros

Transportadora nega que tenha sido a única que ficou com o transportes dos carros. Foto: Gabardo | IA Gemini

Mudança em contratos fizeram que diversos cegonheiros locais perdessem o serviço para grandes transportadoras


 A montadora de carros chinesa, BYD, recentemente inaugurou a sua nova planta fabril em Camaçari, na Bahia, local onde funcionavam as instalações da Ford, que deixou de montar seus modelos no Brasil e passou a importar os mesmos. Pouco antes da inauguração, a montadora, a BYD, fez uma mudança nos contratos de transportes, fazendo assim no qual os cegonheiros locais, muitos autônomos perdessem o serviço.






 Em entrevista ao site BNEWS, o presidente do Sindicato dos Cegonheiros da Bahia (Sintraveba), João Formiga, menciona que a "montadora teria repassado a operação para uma empresa de Porto Alegre, que nunca havia trabalhado com a marca" , o que dá a entender que se trata da transgabardo.

 Ainda de acordo com João Formiga, ao site BNEWS, "Desde que a BYD chegou ao Brasil, fomos nós que transportamos os carros, inclusive para cidades distantes, enfrentando dificuldades e, muitas vezes, até prejuízo para garantir as entregas. Agora, do nada, a melhor parte do serviço foi passada para outra empresa, e a gente ficou sem trabalho. Queremos entender o que aconteceu."

 A Transgabardo, que tem sua matriz em Porto Alegre, emitiu uma nota, no qual menciona “esclarecer informações incorretas que têm sido disseminadas em redes sociais e veículos de imprensa sobre o início das operações de transporte para a marca BYD no Brasil”.

 De acordo com a nota, emitida pela empresa, a Transportes Gabardo e a BYD tiveram o seu primeiro contrato firmado em 29 de abril de 2015, e esse contrato foi até o ano de 2022, onde a BYD realizou um novo processo de cotação, onde a Gabardo não foi contemplada. Já neste ano de 2025, a BYD realizou um novo processo de cotação, onde 5 transportadoras, incluindo a Gabardo foram contempladas, o que desmente a informação que apenas uma grande empresa do sul teria ganhado o contrato.

Confira a nota da empresa na íntegra:


Prezados(as),

 A Transportes Gabardo Ltda vem a público esclarecer informações incorretas que têm sido disseminadas em redes sociais e veículos de imprensa sobre o início das operações de transporte para a marca BYD no Brasil. É inverídico que outras empresas tenham iniciado o transporte de veículos da BYD desde a chegada da marca ao país.

 Conforme comprova o contrato firmado em 29 de abril de 2015 entre a Transportes Gabardo Ltda e a BYD, nossa empresa foi a responsável pelo início das operações logísticas da montadora no território nacional. Em 2022, foi realizado um novo processo de cotação de fretes, no qual a Transportes Gabardo não foi contemplada, uma vez que concorrentes apresentaram valores de fretes inferiores aos praticados no setor de transporte de veículos. Com isso, encerrou-se o contrato vigente de forma regular e transparente. Neste ano de 2025, ocorreu um novo processo de cotação de fretes, para um novo serviço de transportes à BYD, como origem a fábrica recém inaugurada, em Camaçari/BA.

 O resultado desta cotação foi a contratação de 05 transportadoras de veículos, dentre elas, nossa empresa. Reforçamos nosso compromisso com a verdade, a ética e a transparência, repudiando qualquer tentativa de deturpar fatos históricos e de denegrir a imagem da empresa. Nosso histórico de seriedade, competência e parceria com grandes marcas do setor automotivo permanece sendo nosso maior patrimônio.

Atenciosamente, Transportes Gabardo Ltda. Porto Alegre, 10 de outubro de 2025.






Postagem Anterior Próxima Postagem