5 cuidados a serem tomados para operar escavadeiras com segurança



Seguir as orientações do Manual do Operador e estar atento ao calendário de Manutenções Preventivas estão entre as boas práticas recomendadas pela Link-Belt

 Quando o assunto é segurança no trabalho, a atenção aos detalhes faz toda a diferença na prevenção de acidentes, independentemente da área de atuação. Mas, para quem trabalha com equipamentos de grande porte, como as escavadeiras, é preciso ter cuidado redobrado, pois qualquer descuido pode colocar em risco a integridade do operador e demais pessoas envolvidas no entorno da operação.

 


 Vladimir Machado, Especialista de Produto da Link-Belt Latin America, destaca que além de contar com equipamentos robustos e confiáveis, existe uma série de outras medidas que devem ser adotadas para reduzir os riscos de acidentes durante a operação das escavadeiras. Contidas no Manual do Operador das máquinas, as principais recomendações operacionais a serem seguidas, são:

1. Sempre utilizar o cinto de segurança durante a operação, até mesmo em atividades simples e rápidas. Apesar de essa ser uma premissa básica, muitos operadores ainda se esquecem que o cinto tem como objetivo protegê-los em casos de tombamentos, capotamentos e colisões.  

2. Antes de iniciar qualquer atividade, é importante sempre olhar ao redor, por meio dos espelhos laterais e câmera de ré do equipamento, a fim de garantir que não há pessoas ou obstáculos dentro do raio de ação.

3. Outra recomendação fundamental é sinalizar o início da operação da escavadeira com um ou dois toques curtos na buzina. Essa prática serve para alertar as pessoas ao redor, aumentando a atenção para o equipamento.

4. Durante a operação propriamente dita, recomenda-se manter as rodas motrizes sempre na parte traseira da máquina e as rodas guias na dianteira, evitando assim que os comandos de deslocamento (frente/ré) fiquem invertidos caso haja a necessidade de movimentar a escavadeira em uma emergência.

5. Verificar a tabela de carga de içamento fixada na cabine antes de realizar um içamento de material, como tubos, postes, troncos de madeiras, entre outros. Esta tabela mostra o peso máximo que a escavadeira pode erguer com segurança, de acordo com a configuração de braço, lança e sapata, além da altura em que se deseja levantar o material e a distância do ponto de carregamento. Seguir todas essas variáveis evita o tombamento da máquina.

 “Para além das dicas operacionais mencionadas, existem outros dois fatores que fazem toda a diferença para o uso seguro de escavadeiras: a realização de manutenções preventivas dentro do prazo indicado pela fabricante e a utilização de peças genuínas”, reforça Machado.

 

 


 O especialista explica que durante as revisões programadas são realizadas reposições, correções, verificações e lubrificações adequadas dos componentes que integram o equipamento, a fim de garantir o máximo desempenho dele e a segurança dos usuários. “Durante esse processo, o uso de peças genuínas é outro ponto fundamental, pois garante a procedência, qualidade e performance de toda a escavadeira”, complementa Machado.

 As máquinas da Link-Belt, por exemplo, saem de fábrica com os mesmos itens que estão em estoque para a reposição, o que possibilita que as principais características dos equipamentos da marca, como confiabilidade, agilidade, conforto e economia, sejam mantidos a cada revisão. Vale destacar que o uso de componentes não genuínos e a aplicação deles por mão de obra não autorizada, estão entre os principais erros cometidos durante as manutenções, pois podem ocasionar panes e outros problemas graves, comprometendo componentes em todo o sistema.

Sobre a LBX Company

 A matriz da LBX está localizada em Lexington, no Estado do Kentucky (EUA) e suas origens datam de 1874. A marca é sinônimo de equipamentos inovadores para as indústrias florestal, reciclagem, demolição e de manuseio de materiais.

 Atua nas Américas, de Norte a Sul, atendendo a uma base de clientes leais em parceria a uma forte rede de distribuidores. Por intermédio dos distribuidores, são fornecidos treinamentos, peças, serviços e suporte técnico para os proprietários de equipamentos Link-Belt.

Sobre a Link-Belt Excavators

 As escavadeiras Link-Belt® chegaram na América Latina em 2004, mas ganharam ainda mais espaço no mercado latino-americano a partir de 2012, quando a LBX do Brasil, subsidiária da americana Link-Belt Excavator Company, empresa do grupo japonês Sumitomo, se estabeleceu na cidade de Sorocaba (SP). Deste então, os equipamentos têm aliado a tradição da marca americana de quase 150 anos de mercado com a tecnologia e qualidade consagradas da indústria japonesa.

 

Postagem Anterior Próxima Postagem