FPT Industrial impulsiona nova onda de Hibridização No Cannes Yachting Festival 2022

A FPT Industrial apresentou uma linha completa em inovação, produtos consagrados e premiados da sua linha marine no Cannes Yachting Festival 2022, em Cannes (França), de 6 a 11 de setembro de 2022


 No seu estande (Jetée 183, Vieux Port) a FPT Industrial revelou o próximo passo na sua trajetória de hibridização marítima, um dos resultados da colaboração com a Vulkan Hybrid Architect, expôs o motor a diesel para lancha C16 1000, detentor do Guinness World Speed Record e o Sistema de Controle Marítimo Integrado Red Horizon, duplamente premiado por seu design. A ampla gama de serviços avançados e dedicados ao cliente, incluindo telemática e assistência remota, completaram a exibição.

NOVO SISTEMA DE PROPULSÃO MARÍTIMA ELÉTRICO HÍBRIDO PARALELO E MODULAR – PARCERIA FPT INDUSTRIAL COM A VULKAN HYBRID LEVANTA ÂNCORA

 Embora não sejam esperadas mudanças nas regulamentações de emissões do setor para os próximos anos, as megatendências de sustentabilidade também se tornam cada vez mais relevantes no setor marítimo. O ritmo acelerado das aplicações híbridas marítimas instaladas e a experiência adquirida na última década pelos integradores de sistemas dão forma a diferentes soluções tecnológicas, adequadas a perfis de missão específicos.




VEJA MAIS:


 Levando em conta essa tendência cada vez maior, a FPT Industrial decidiu realizar seu próprio sistema de propulsão marítima elétrico híbrido paralelo em parceria com a Vulkan Hybrid Architect, uma divisão do Vulkan Group, fornecedor líder de tecnologia de transmissão e controle de vibrações de última geração, ativo nos setores Marítimo, Indústria e Energia, Refrigeração e A/C. A Vulkan Hybrid Architect é um integrador de sistemas altamente qualificado, capaz de desenvolver soluções sob medida para estaleiros e proprietários de embarcações: A FPT Industrial escolheu a Vulkan para realizar a engenharia e fornecer um pacote de sistema de propulsão híbrido integrado pronto para uso.

 O Compact Parallel Hybrid é a opção de arquitetura mais promissora para barcos comerciais e de lazer no mercado, de 100 hp a 1.000 hp, pois é capaz de oferecer desempenho superior com altos níveis de flexibilidade e eficiência. Os sistemas Parallel Hybrid podem ser projetados em uma grande variedade de diferentes soluções, combinando motores a diesel FPT Industrial, de 125kW a 735kW, com dimensionamento adequado de motores elétricos e baterias, para atender qualquer exigência de projeto e necessidades do cliente.

 Projetado para reduzir esforços e custos de manutenção, economizar combustível, reduzir emissões e proporcionar conforto total, além de permitir o acesso a áreas marinhas protegidas em modo totalmente elétrico, a solução FPT Industrial – Vulcan Hybrid Architect apresentada em Cannes inclui um motor a diesel FPT Industrial C9 650 EVO, uma embreagem híbrida para engatar e desengatar o ICE, uma E-machine na forma de um ímã permanente síncrono e fluxo axial, um conversor de frequência, uma caixa de câmbio marítima, uma interface mecânica e um sistema de isolamento vibro-acústico.

São quatro modos principais disponíveis. O modo E-Sailing permite manobrar e navegar em baixa velocidade com zero emissões, com embreagem híbrida que desengata o motor a diesel. No modo Diesel, o motor a diesel é sincronizado com o motor elétrico e, em seguida, conectado à linha do eixo com a embreagem. A energia da unidade diesel pode ser usada pela E-machine para alimentar a carga ou para recarregar as baterias. Quando parado no cais ou na ancoragem, o modo Generator permite que o motor diesel seja usado em marcha lenta (com a caixa de câmbio em ponto morto) para gerar energia através da E-machine. No modo Boost, a E-machine é alimentada por baterias e contribui para conduzir a linha do eixo para a velocidade máxima. Todo o sistema híbrido pode ser facilmente monitorado e gerenciado por meio de painéis touchscreen de fácil utilização.

 “Até o momento, concedemos à Vulkan o status de parceiro preferencial no projeto e desenvolvimento de soluções híbridas marítimas projetadas com motores marítimos da FPT Industrial” diz Guglielmo Tummarello, diretor do segmento de Mercado Marítimo da FPT Industrial. “Com essa colaboração, poderemos atender à crescente demanda do mercado por estas unidades de energia sustentáveis e fornecer aos nossos clientes soluções completas prontas para uso, contando também com nossa forte rede de distribuidores.

 “Até mesmo o mundo dos iates está avançando em direção à descarbonização, com mais e mais eletrificação de fontes verdes”, observa Gian Piero Repetti, líder do projeto Vulkan Hybrid Architect e desenvolvedor de negócios globais no segmento de iates do Vulkan Group. “A vida útil de um motor a diesel pode ser suficiente para manter as operações atuais por vários anos, mas é hora de mudar. Por isso, a Vulkan não está apenas trabalhando para a sustentabilidade em suas operações, mas adicionando um novo foco, propondo uma nova forma de viver a bordo com conforto absoluto e com uma atitude 'mais do que apenas verde'.




COMPONENTES PRINCIPAIS DO FPT INDUSTRIAL C90 HÍBRIDO

FPT INDUSTRIAL C90 650 EVO

8,7 litros, 6 cilindros em linha, motor a Diesel

Potência máxima: 478kW @ 2530 rpm

Embreagem híbrida

 O motor a diesel é engatado e desengatado por uma embreagem eletromagnética, gerenciada por uma unidade de controle dedicada, localizada entre o motor a diesel e a E-machine.

E-machine

 Sincronia de ímã permanente e fluxo axial (200 kW@2000 rpm em apenas 170 mm de comprimento axial) para um módulo híbrido extremamente compacto e potente. Vários tamanhos de E-machines estarão disponíveis para atender aos requisitos do cliente.
Interfaces mecânicas e isolamento vibro-acústico

 Dois acoplamentos Vulkan flexíveis, um entre o volante do motor e a embreagem híbrida, o outro entre a e-machine e a caixa de câmbio, garantem o melhor comportamento vibro-acústico possível para todo o sistema; os acoplamentos e a embreagem híbrida são instalados em carcaças de sino projetadas sob medida, proporcionando rigidez e compacidade a todo o sistema de transmissão híbrido.

C16 1000 – O CAMPEÃO ESTÁ DE VOLTA

 Detentor do Guinness World Record para a velocidade mais rápida na água com um motor a diesel, a 277,5 km/h, e um dos mais vendidos da linha marítima da FPT Industrial, o motor marítimo C16 1000 foi desenvolvido para proporcionar o máximo desempenho para aplicações de lazer e comerciais leves-médias, destacando-se como o único motor de 16 litros do mercado a caber no espaço de um motor de 13 litros, permitindo uma instalação mais fácil e oferecendo também maior espaço a bordo.
Também disponível na configuração de refrigeração por quilha, o C16 1000 oferece durabilidade impressionante, excelente densidade de potência (63 hp/l) e torque (220 Nm/l) e leveza no segmento comercial leve. Os melhores intervalos de manutenção da categoria, de até 600 horas, se traduzem em operações de manutenção mais fáceis e baratas.

 Essas características, juntamente com a ampla gama de aplicações possíveis, como iates a motor, cruzadores de longo alcance, barcos de pesca esportiva, órgãos governamentais, piloto e salvamento, balsas leves e embarcações de pesca comercial leve, demonstram a versatilidade do C16 1000.
O motor está em conformidade com os regulamentos de emissões IMO2, RCDII, EPA3 e China GBII, permitindo que a marca cubra oportunidades globais, e também está disponível na configuração de refrigeração por quilha. Essas características, juntamente com a ampla gama de aplicações possíveis, como iates a motor, cruzadores de longo alcance, barcos de pesca esportiva, órgãos governamentais, piloto e resgate, balsas leves e embarcações de pesca comercial leve, demonstram a versatilidade do C16 1000.

RED HORIZON – TECNOLOGIA VENCEDORA, ESTILO PREMIADO

Red Horizon é a integração da FPT Industrial das mais avançadas tecnologias marítimas em motores, monitoramento e sistemas de controle. Desenvolvido em parceria com duas empresas líderes globais – a ZF, fornecedora de tecnologia de sistemas de mobilidade de última geração, e a Navico (Simrad), fabricante de eletrônicos marítimos – o Red Horizon garante controle total e segurança de navegação, conforto de pilotagem ideal, fácil manuseio e amarração.




Disponível em combinação com qualquer motor de ponta das famílias Cursor e NEF da FPT Industrial, o Red Horizon é apresentado dentro de um ambiente único, inspirado no mundo automotivo, carros e mansões de luxo e barcos italianos vintage, resultando em uma ponte confortável com um toque de minimalismo, onde os clientes podem se sentir em casa. Este estilo único recebeu dois dos principais prêmios de design do mundo – Gold Winner da edição 2021 do New York Product Design Awards na categoria Watercraft e o Good Design Award de 2021.

A FPT Industrial adota controles de propulsão eletrônica ZF (SmartCommand) e sistemas de manobra (JMS) especialmente adaptados para motores FPT Industrial.

O FPT Industrial Premium Controls fornece um cabeçote de controle inovador, compacto e fácil de usar, com uma experiência impressionante em termos de conforto e segurança por meio de diferentes modos de controle, enquanto o FPT Industrial Premium Joystick oferece controle simples e intuitivo do barco durante as manobras, mesmo em situações de acoplamento complexas.

Baseado na tecnologia Navico-Simrad, o MFD (Multi-Function Display) oferece mais do que uma visualização de monitoramento do motor, graças à potencial integração com muitos outros dispositivos da embarcação (radar, ecossonda, câmeras, etc.). O sistema integrado foi desenvolvido em parceria com a Navico, com software, layout e marca personalizados FPT.

ATENDIMENTO AO CLIENTE - AO LADO DOS CLIENTES DA MARCA

O estande da marca em Cannes 2022 contou com um espaço totalmente dedicado ao Atendimento ao Cliente, uma área particularmente importante quando se trata de motores marítimos. O espaço ofereceu uma visão clara dos pilares sobre os quais a FPT Industrial construiu sua renomada reputação de atendimento ao cliente: confiabilidade, proteção e disponibilidade.

O traço em comum de todas essas áreas é entregar a melhor experiência ao cliente e suportá-lo da maneira mais fácil e eficiente, para que possam confiar em nossos motores marítimos e passar mais tempo na água com o mínimo de preocupações.

Postagem Anterior Próxima Postagem